02/07/07 |

Inoculante que aumenta a produção de caupi será apresentado no Agrishow Semi-Árido

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um inoculante capaz de aumentar em até 50 por cento a produção de feijão caupi no Semi-árido nordestino é a principal tecnologia que a Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ) vai apresentar no Agrishow Semi-Árido, em Petrolina/PE, de 3 a 7 de julho.

O produto, produzido com uma bactéria resistente a altas temperaturas e a deficiência de água, é de baixo custo e acessível ao pequeno agricultor.

O Inoculante é um material contendo microrganismos, que atua favoravelmente no desenvolvimento das plantas. Econômico, uma dose de inoculante, por exemplo, pode ser utilizada em 50 quilos de sementes de feijão (suficiente para plantar um hectare) a um custo médio de 3 reais.

Para se chegar a este inoculante, foram dez anos de pesquisas. O trabalho  envolveu testes em laboratório, casa de vegetação e testes de campo. Com a participação dos próprios agricultores do Semi-árido nordestino, foram avaliados resultados de roças onde foi aplicado o inoculante e roças sem o inoculante. Os resultados comprovaram a eficiência do produto, que já vem sendo utilizado por produtores do nordeste.

Além da inoculação do feijão caupi, a Embrapa Agrobiologia participará dos Bate-papos tecnológicos com o tema Agricultura Orgânica. Os Bate-papos são realizados em sala para 50 participantes, com uma exposição sobre tema pelo instrutor e perguntas do público, numa duração de duas horas.

Assessoria de ImprensaAna Lucia FerreiraTel: (21) 2682-1500  r: 245  / (21) 9339-1850E-mail: analucia@cnpab.embrapa.br 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/