03/07/07 |

Planilhas eletrônicas de irrigação à mostra no Agrishow

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Planilhas eletrônicas capazes de calcular a quantidade, a freqüência e o tempo correto de irrigação para as culturas do caju e do melão. As duas planilhas – Irriga Caju e Irriga Melão - foram desenvolvidas pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e serão mostradas aos visitantes do Agrishow Semi-Árido 2007, que acontece de 3 a 7 de julho, em Petrolina (PE).

Segundo o pesquisador responsável pelo desenvolvimento das planilhas, Fábio Rodrigues de Miranda, a irrigação é uma prática importante para o sucesso da fruticultura na Região Nordeste e pode afetar significativamente a produtividade, a qualidade do produto e o meio ambiente. "Mesmo assim, a irrigação às vezes é feita sem a utilização de métodos racionais de controle da quantidade de água aplicada, o que pode gerar desperdício, e conseqüente custo extra", explica.

As planilhas foram desenvolvidas para os métodos de gotejamento ou microaspersão e são particularmente úteis para os produtores que estão inseridos no programa de Produção Integrada de Frutas (PIF), já que facilitam o preenchimento das fichas de campo. Além disso, um de seus pilares é a utilização sustentável dos recursos naturais e de métodos e técnicas de manejo de irrigação que permitam otimizar a eficiência de uso da água e minimizar possíveis impactos negativos associados à irrigação, como salinização do solo e contaminação de águas subterrâneas e de superfície.

Passo-a-passo - Segundo explica Fábio Miranda, para utilizar as planilhas Irrigacaju/Irrigamelão, o produtor deve, primeiramente, entrar com os dados da cultura, do solo e do sistema de irrigação indicados na tabela inicial, chamada "Dados". Essas informações serão utilizadas nos cálculos do volume e do tempo de irrigação das culturas nas tabelas ET caju/melão e TC caju/melão EV. "Caso o produtor não disponha dessas informações, é possível obtê-las na Embrapa, ou junto aos órgãos de extensão rural do município, ou ainda, em literatura especializada", explica o pesquisador. Devem ser preenchidos todos os dados solicitados nos campos na cor azul. Os campos em amarelo correspondem aos resultados calculados pelo programa.

Já a tabela ET caju/melão destina-se ao cálculo do volume de água a ser aplicado e do tempo de irrigação, utilizando como dados de entrada valores diários de temperatura, umidade relativa, radiação solar e velocidade do vento. Caso o produtor não disponha desses dados, há na planilha uma tabela com valores médios da evapotranspiração de referência (ETo) para municípios do Ceará e do Rio Grande do Norte.

Uma quarta tabela, ET caju/melão EV é usada para o cálculo do volume de água e do tempo de irrigação das duas culturas, utilizando como dados de entrada os valores de evaporação do tanque classe A. Finalmente a tabela CUD permite calcular o coeficiente de uniformidade de distribuição (CUD) do sistema de irrigação, a partir de medições de vazão dos emissores no campo.

Fábio Miranda comenta que todos os campos das planilhas, com exceção dos campos de entrada de dados, "são protegidos, não podendo ser alterados pelo usuário. Essa proteção reduz o risco das fórmulas serem acidentalmente alteradas ou apagadas durante a utilização da planilha, o que poderia alterar e prejudicar a precisão das informações", diz.

Teresa Barroso - DRT 812CE JPContatos: (85) 3299-1907 / 9953-8290E-mail: teresa@cnpat.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/