03/07/07 |

Seminário aborda contaminação por pesticidas na Bacia do Alto Taquari

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No próximo dia 5, pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) e da Embrapa Pantanal (Corumb-MS), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizam um seminário para apresentar os principais problemas associados ao uso de pesticidas utilizados no cultivo de arroz irrigado da Sub-bacia do Rio Miranda, que faz parte da bacia do Alto Paraguai.

Lourival Costa Paraíba, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e coordenador do seminário, explica que esse tipo de cultivo representa uma importante atividade econômica para a região do Pantanal e suas comunidades. "O uso de pesticidas em cultivos conduzidos em ecossistemas vulneráveis à contaminação é uma ação que deve ser periodicamente monitorada e analisada, utilizando procedimentos científicos consolidados", salienta.

Assim, explica o pesquisador, o estudo dos impactos ambientais dos pesticidas utilizados no Pantanal é uma tarefa de pesquisa que deve ser conduzida e utilizada para subsidiar ações de políticas públicas que objetivem proteger o ambiente e os interesses econômicos associados à atividade agrícola.

Paraíba apresentará um modelo matemático do tipo multimeios denominado Modelo de Fugacidade Nível IV. Este modelo é usado freqüentemente para simular a distribuição ambiental de pesticidas e será ilustrado com uma aplicação ao estudo do destino ambiental do inseticida carbosulfan, utilizado comumente para controlar o gorgulho-aquático (Oryzophagus oryzae), uma praga dos arrozais.

Débora Calheiros, pesquisadora da Embrapa Pantanal irá abordar o tema da contaminação por pesticidas na Bacia do Alto Paraguai e na sub-bacia do rio Miranda (clique aqui). Logo após, Mariana Silveira Moura e Silva e Cláudio Martin Jonsson, também pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, vão falar sobre o uso de invertebrados bentônicos como indicadores da qualidade de água e sobre a avaliação da ecotoxicidade de agentes químicos em organismos aquáticos, respectivamente. Sônia Queiroz, pesquisadora responsável pelo Laboratório de Pesticidas da Embrapa Meio Ambiente, explicará as atividades do laboratório próprias para estas pesquisas.

As vagas são limitadas a 10 participantes externos. É necessária pré-inscrição pelo e-mail sac@cnpma.embrapa.br ou pelo telefone (19) 3867.8753.

Cristina Tordin - DRT 28.499Contatos: 19 (19) 3867.8708 / cris@cnpma.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/