03/07/07 |

Brasil e Uruguai unidos pelo desenvolvimento de carne com qualidade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma busca por interação e participação conjunta entre Uruguai e Brasil, visando o desenvolvimento e a sustentabilidade para programas de exportação, com a possibilidade de produzir uma carne com qualidade também para o mercado interno. A definição é do chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul (Bagé–RS), Roberto Collares (fotp), que abriu as discussões do Workshop Rede INIA e Embrapa: "Estratégias para produção de carne bovina de qualidade".

O projeto visa uma aproximação de instituições brasileiras com o Uruguai, executando ações de intercâmbio entre equipes de pesquisa de ambos os países, por isso ele é aprovado pela Agência de Cooperação Internacional e pelo Ministério das Relações Exteriores.

A pesquisadora da Embrapa e coordenadora do evento, Eliane Monteiro, ratificou a importância do Workshop por meio do painel de discussões levantadas acerca de um produto de tamanha representatividade para a economia dos dois países como é a carne.

Segundo ela, um dos principais objetivos em comum das duas instituições é desenvolver trabalhos dentro do projeto que possam criar uma padronização de metodologias de parâmetros de qualidade da carne, dentre elas, especificamente, a maciez, que é um dos principais referenciais apontado por consumidores. "Por outro lado, para o desenvolvimento de um produto de qualidade é necessário que se tenha outras áreas associadas a esse produto, então é aí que entram áreas como reprodução; melhoramento genético; biotecnologia, com utilização de marcadores moleculares tanto para sanidade animal, quanto para qualidade da carne, etc." anuncia Eliane Monteiro.

Pesquisa uruguaia é apresentada no Centro - Foram apresentadas pelos pesquisadores do Uruguai, as pesquisas que estão sendo desenvolvidas em áreas como reprodução; biotecnologia; sanidade animal; genética animal e qualidade da carne.

O pesquisador e diretor do Programa Nacional de Produção de Carne e Lã, do INIA, Fabio Marcelo Montossi, divulgou o portfólio da instituição com as ações gerais do programa. O pesquisador aponta que, em seu país, pesquisas com melhoramento genético têm obtido resultados fantásticos nos último anos e que áreas como a biotecnologia com a metodologia de utilização dos marcadores moleculares é um aspecto valioso para a ampliação desses resultados, ainda mais tendo a Embrapa, como uma grande parceira nesse projeto. "Para nós é importante que as linhas de pesquisa do Uruguai e seus pares do Mercosul tenham esse intercâmbio técnico e que dele resulte em produtos concretos. Esses produtos originários dessa aliança serão fundamentais para os avanços na área de ciência de gado" explica Fabio Montossi.

Os seis pesquisadores conheceram campos experimentais e laboratórios da Unidade, bem como os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Centro. Após conhecer a Unidade, o grupo visitou na terça–feira, dia 3 de julho, o frigorífico Mercosul, onde puderam verificar o controle de qualidade e conhecer o abate e a classificação de carcaça desenvolvidos na empresa. Amanhã, dia 4 de julho, a equipe de pesquisadores visita a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Lá serão apresentadas as instalações do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos e as pesquisas realizadas na área de Ciência e Tecnologia da Carne. Na quinta-feira, dia 5 de julho, será desenvolvido um fluxograma das atividades realizadas para os parâmetros da qualidade de carne no INIA, Embrapa Pecuária Sul e UFSM, concluindo assim essa etapa do trabalho entre as instituições.

Jornalista: Cristiane Betemps – MTB 7418 – RSE-mail: betemps@cppsul.embrapa.brEstagiário: Marcelo Pimentaimprensa@cppsul.embrapa.brTel: (53) 3242 8499 Ramal 253 ou 239

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/