04/07/07 |

Amazônia é tema de Seminário em Brasília

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Parlamentares e especialistas na região amazônica se reúnem nesta quinta-feira, 5 de julho, às 9h00 na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em Brasília para tratar do tema "Educação e Ciência na Amazônia". A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), é uma das instituições que participam do evento, com palestra sobre "Educação e Ciência na Amazônia - Contribuição Potencial da Embrapa".

A diretora-executiva Tatiana Deane de Abreu Sá abordará o assunto, mostrando dados da participação da Embrapa na região em cursos de graduação, pós-graduação, doutorado e mestrado. A idéia é apresentar o que os centros de pesquisa da empresa, que atuam na Amazônia, estão fazendo junto às universidades e escolas técnicas. São várias as ações realizadas em parceria com instituições de ensino como a orientação de teses, cursos de especialização, disponibilização de estágios para alunos de ensino médio e superior, entre outros.

A Empresa atua também por meio de cursos, publicações e programas de TV e rádio. O objetivo é atingir públicos heterogêneos, a fim de promover a conscientização da população rural e urbana, a respeito da preservação do meio ambiente e dos ecossistemas. O programa Embrapa Escola é um dos projetos que desenvolve ações educativas,  oferecendo orientação a estudantes sobre a importância da ciência  e tecnologia, para a qualidade de vida do cidadão brasileiro. Além de restabelecer e fortalecer os laços que unem os ambientes urbano e rural, o projeto busca desenvolver nas crianças, jovens e respectivas famílias, hábitos alimentares saudáveis.

Tatiana apresentará ainda as minibibliotecas, mais uma alternativa para levar informações geradas ou adaptadas pela Embrapa a agricultores familiares e pequenos agricultores, que também servem como suporte às escolas. As publicações disponíveis nas minibibliotecas apresentam uma linguagem acessível e de fácil entendimento, o que possibilita aos estudantes difundir e socializar as várias tecnologias desenvolvidas na região.

A visão de futuro também será abordada pela diretora, que levará sugestões para melhorar as grades curriculares das universidades, contribuindo para a formação de profissionais bem mais preparados para enfrentar as realidades do maior bioma brasileiro. 

Juliana Freire (3053 Mtb/DF)Contatos: (61) 3448-4015 / juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/