04/07/07 |

Dia de Campo na TV apresenta serraria móvel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Serrarias móveis: alternativa para agregar valor à madeira é o tema desta semana do Dia de Campo na TV. A serraria móvel é um sistema portátil que permite ao produtor desdobrar a tora na sua propriedade e, com isso, aumentar o valor da madeira, tornando o plantio florestal ainda mais rentável para o pequeno e médio produtor.

Desenvolvida pela Embrapa Florestas, em parceria com a Embrapa Instrumentação Agropecuária (Sâo Carlos-SP), Embrapa Acre (Rio Branco-AC) e a empresa Gil Equipamentos LTDA, a serraria móvel mostrou-se viável para inserir o pequeno produtor na cadeia produtiva florestal, contribuindo para a geração de empregos e renda, agregando valor econômico e ambiental à propriedade. De acordo com o pesquisador Washington Magalhães, da Embrapa Florestas, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do primeiro modelo nacional de serraria móvel, a construção de modelos nacionais pode, além de baratear o preço do equipamento, promover a substituição de importações. Atualmente o pequeno produtor florestal vende a madeira em pé, o que é também um bom negócio. Todavia, com o uso da serraria móvel, poderá desdobrar a tora na propriedade e pelo menos triplicar o valor da madeira.

Além de benefícios econômicos, os sistemas de produção baseados em serrarias móveis são mais vantajosos do ponto de vista ambiental, pois há uma diminuição no tráfego de caminhões e máquinas pesadas na área da floresta e em estradas e também a descentralização de resíduos.

O programa irá ao ar nesta sexta-feira, 6 de julho, das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY) e parabólica, com reapresentação domingo, dia 8, às 8h, pelo Canal NBR/TV Nacional. A produção do Dia de Campo na TV desta semana é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília–DF), em parceria com a Embrapa Florestas (Colombo-PR), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo fax (61) 3273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Como sintonizar o programa - Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa FlorestasÁrea de Comunicação e NegóciosRelações Públicas: Maria Paraguaçu de S. Cardoso (Reg. Nº  347)Telefone: (41) 3675-5742E-mail: mariah@cnpf.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológicawww.sct.embrapa.brJornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)Telefone: (61) 3448-4590E-mail: diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/