09/07/07 |

Presidente da Embrapa destaca papel do Brasil para a matriz energética mundial

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"A paz da humanidade vai depender do papel que o Brasil vai exercer no mundo nos próximos anos". A afirmação foi feita pelo diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvio Crestana, em palestra realizada na última sexta-feira, dia 6 de julho, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos), sobre "O papel do físico na Embrapa". Crestana se referia à importância internacional do Brasil como grande produtor de alimentos e de agroenergia limpa e sustentável.

Ele ponderou que a atual matriz energética do mundo, com predominância de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, é inviável e sem sustentabilidade, já no médio prazo, situação agravada pelo grande crescimento econômico de diversos países emergentes, como a República Popular da China e a Índia. Crestana lembrou ainda que 40% da matriz energética brasileira é constituída por energia limpa, como o álcool e as hidrelétricas.

Quanto ao papel do físico na pesquisa agropecuária, Crestana – físico de formação e pesquisador da Embrapa nessa área – citou diversos exemplos de pesquisas puras que se transformam em tecnologias úteis para a agricultura, como ocorre nas duas unidades da empresa em São Carlos, a Embrapa Instrumentação Agropecuária e a Embrapa Pecuária Sudeste.

No final da palestra, Silvio Crestana, ex-aluno do Instituto Físico da USP, foi homenageado, recebendo uma placa alusiva ao fato, das mãos do diretor do Instituto, Glaucius Oliva. Mais informações:

Joana Silva – DRT 19554-SPContatos: (16) 3374-2477 / jo@cnpdia.embrapa.br

Jorge Reti – DRT 12693-SP e MS 14130/SJPSP/FENAJContatos: (16) 3361-5611 / jreti@cppse.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/