09/07/07 |

Comunicação da Embrapa é destaque no Cone Sul

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um projeto integrado de pesquisa em comunicação e gestões para o fortalecimento das políticas de comunicação dos países que compõem o Procisur, programa do IICA para a cooperação institucional no Cone Sul, foram algumas das temáticas em destaque no II Encontro de Comunicadores dos institutos de pesquisa agrícola do Cone Sul, realizado em Pelotas-RS entre 3 e 4 de julho.

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas-RS) recebeu os técnicos da área de comunicação dos INIAs do Uruguai, Chile, Argentina, Paraguai e Brasil. Os profissionais da área de comunicação, a maioria gerentes desses processos nos diferentes países, trataram de analisar em conjunto as estratégia de comunicação regional, buscando definir uma agenda de trabalho e compartilhar experiências.

Neste ano, a atenção esteve voltada para as ações de comunicação conduzidas pela Embrapa, considerada uma instituição paradigmática, conforme os objetivos do evento.A coordenadora técnica da Secretaria Executiva do Procisur, Cecília Gianoni, disse que o encontro deste ano teve por objetivo também "fortalecer os grupos de trabalho, incrementar a massa crítica regional e ressaltar a boa experiência da Embrapa, dando início a um plano de comunicação para o Procisur".

Na primeira parte dos trabalhos os integrantes mapearam as principais ações realizadas a partir do encontro de Montevidéo, em 2006, e traçaram alguns planos a serem desenvolvidos pelo grupo. No segundo dia, 4/7, os trabalhos foram inteiramente destinados à experiência da Embrapa.

Primeiro o jornalista da Assessoria de Comunicação Social, Wilson Corrêa da Fonseca, apresentou um histórico sobre o desenvolvimento das ações de comunicação na empresa. Na seqüência, os comunicadores da Embrapa Clima Temperado mostraram a estrutura de trabalho da Unidade. A área de televisão foi uma das mais apreciadas pelos visitantes.  

Do encontro nasceu uma proposta de trabalho que começa a ser realizada ainda este ano. O grupo deve se reunir em Buenos Aires, no seminário regular de comunicação do INTA que acontece em outubro. Também ficou alinhada a realização de uma pesquisa internacional, buscando compreender as peculiaridades do funcionamento das esferas de comunicação nos INIAs.Esta ação deve ser  liderada pelo jornalista e pesquisador da Embrapa, Antônio Heberlê.O título provisório do trabalho é: Análise da cultura de comunicação dos INIAs do Cone Sul.

Participaram do Encontro Cecilia Gianoni e Rosanna Legiadro, do Procusur; Sandra Massoni e Andrés Sipowicz do INTA Argentina; Raimundo García-Huidobro do INIA Chile; Maria Ramirez do DIA Paraguai; Horacio Saravia, Ernesto Restaino, Magdalena Rocanova e Raúl Gomes do INIA Uruguai; Mario Alonso do Mercosoft, Uruguai; Wilson Fonseca Jr. da sede da Embrapa; Apes Perera, Diná Bandeira, Daniel Aquini, Rui Madruga, Sadi Sapper e Antonio Heberlê da Embrapa Clima Temperado.

Jornalista: Antônio Herbelê - DRT 6160Fone: (53)275-8113; 275-8215Fax: (53) 275-8219; 275-8221E-mail: sac@cpact.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/