09/07/07 |

Congresso de Iniciação Científica começa em agosto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Estimular a formação de novos pesquisadores com base em programas de iniciação científica é o principal objetivo do Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica (CIIC 2007) (link em http://www.cnpma.embrapa.br/eventos/index.php3?id=285&it=ev&func=even , que acontece de 1 a 2 de agosto no Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Essa é a primeira edição do evento, resultado da cooperação entre o IAC, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O coordenador-geral do evento, Eduardo Caruso Machado, acredita que o congresso cria oportunidades para os jovens apresentarem seus trabalhos a partir de um programa de bolsas. Caruso explica que "esses alunos efetivamente participam dos programas nas suas instituições no sistema completo da pesquisa, que é uma política do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e assim, já participaram do que o programa pede, que é fazer os trabalhos, concluí-los e apresentar seus resultados em um evento".

O Congresso que contará com palestras proferidas por convidados, apresentações orais de alunos e apresentação de mini-pôsteres em seções temáticas, engloba as atividades de iniciação científica desenvolvidas pelos estudantes nas instituições participantes, contempladas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq e de outras agências de fomento. A participação é aberta a todos os alunos das instituições participantes. Embora seja um programa específico do CNPq, pode ser relacionado com outras agências de fomento, informam os organizadores.

Os palestrantes José Marengo do Cptec/Inpe, que irá falar sobre mudanças climáticas e Roberto Romano da Silva da Universidade Estadual de Campinas com palestra sobre ética em pesquisa já confirmaram a participação.

Os participantes deverão elaborar resumo expandido e mini-pôster. De acordo com os organizadores, o resumo expandido possui a estrutura básica de um artigo científico, só que mais conciso na descrição de suas etapas, permitindo que a essência do trabalho seja compreendida com economia de texto. O mini-pôster possui a mesma estrutura de um pôster convencional, mas é impresso em tamanho reduzido, para compor uma mostra compacta de trabalhos apresentados no evento, na forma de um catálogo ou portfólio.

Raquel Ghini, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e uma das coordenadoras do evento, explica que a sistemática de apresentação em formato de mini-pôster facilita o entendimento e a discussão dos resultados, além de reduzir os custos de apresentação para os bolsistas, pois cada participante receberá o conjunto deste material na abertura do evento. "É uma inovação, diz Raquel, e além dessa, teremos as salas e sessões temáticas, gerando debates e discussão". Os resumos farão parte dos Anais, a serem publicados em CD.

Caruso destaca a união das instituições para a realização do Congresso e enfatiza que para as próximas edições, a participação será aberta para outras instituições e estudantes, difundindo a importância da pesquisa e integração entre os centros de pesquisa.

Cristina Tordin - DRT 28.499Contatos: 19.3867.8708 / cris@cnpma.embrapa.br 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/