10/07/07 |

Pequi é tema de projeto da Embrapa Cerrados no Tocantins

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Cerrados (Brasília-DF), através de sua Unidade de Execução de Pesquisa no Tocantins (UEP-TO), iniciará neste mês as atividades do projeto "Avaliação dos impactos sócio-econômicos e ambientais da coleta extrativista de pequi no município de Pequizeiro-TO". O projeto é resultado da parceria da UEP-TO e a Associação de Coletores do Cerrado de Pequizeiro (Ecos do Cerrado). A pesquisa terá como meta avaliar os impactos sócio-econômicos e ambientais da atividade realizada pelos coletores em Pequizeiro e será coordenada pela analista da Embrapa Cerrados/UEP-TO, Suzinei Oliveira. A Embrapa Cerrados é uma Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A economia do município que conta hoje com 5.553 habitantes gira em torno da pecuária de corte, assim a exploração extrativista do pequi também surge como uma das alternativas de renda para os coletores da região. Entre os objetivos do projeto estão a identificação do perfil dos coletores extrativistas do pequi, os procedimentos de coleta, a qualidade da fruta nativa coletada no chão (madura) e na planta (verde e após o amadurecimento), a renda obtida pelos coletores e os canais de comercialização da fruta.

 A coordenadora do projeto destaca que a caracterização dos impactos ambientais e econômicos da coleta no município, a sensibilização dos coletores para a coleta sustentável, preservação das plantas nativas e o aproveitamento da atividade como fonte de renda alternativa são alguns dos resultados esperados com o projeto.

"No período de safra, muitas famílias de Pequizeiro e de outras regiões partem para a coleta extrativista da fruta, mas aparentemente não há uma preocupação ambiental e sustentável deste recurso natural. A maioria dos coletores realiza a atividade de forma predatória em que frutos ainda verdes são coletados para a venda", alerta Suzinei Oliveira sobre o atual modo de colheita da fruta na região.

O projeto contará com recursos do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PESCO) e será desenvolvido em parceria com a Associação Ecos do Cerrado, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Prefeitura Municipal de Pequizeiro.

O fruto -  O pequi (Caryocaraceae) é uma fruta nativa do Cerrado, conhecida popularmente como "piqui", "piquiá", "piqui-do-cerrado". As plantas podem chegar até sete metros de altura e produzem de 500 a 2000 frutos. Os frutos são do tipo drupa (formato do fruto) com quatro lóculos que contêm cerca de cem a trezentos gramas.

O pequizeiro floresce de agosto a novembro, iniciando a maturação dos frutos em meados de novembro até início de fevereiro. Suzinei Oliveira destaca que os frutos além de serem utilizados na culinária brasileira servem para a extração de óleos utilizados na indústria farmacêutica para obtenção de cosméticos. "A madeira pode ser aproveitada na construção civil e no setor medicinal, o óleo produzido pode ser usado contra bronquites, gripes, resfriados e expectorante", completa Suzinei.

 Liliane Castelões - DRT 16.613/RJEmbrapa Cerrados Contatos: (61) 3388-9953 - liliane@cpac.embrapa.brColaboração: Claudia Sakai e Luciana Macedo

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/