10/07/07 |

Manejadores florestais aprendem práticas de conservação ambiental

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pequenos produtores florestais do projeto de colonização Pedro Peixoto, localizado a 80 quilômetros de Rio Branco, vão aprender a importância de aproveitar os recursos florestais sem prejudicar a floresta. O curso Educação Ambiental e Reciclagem em Técnicas de Manejo Florestal será oferecido pela Embrapa Acre, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nos dias 10 e 11 de julho, na sede da Associação de Produtores Rurais em Manejo Florestal e Agricultura (Apruma).

A iniciativa conta com a parceria da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), através do Projeto de Capacitação em Manejo Florestal do Estado do Acre (Promatec). De acordo com a engenheira florestal Andreia da Costa Oertel, coordenadora do Projeto, o objetivo do curso é sensibilizar os produtores quanto à importância de utilizar adequadamente os recursos naturais e demonstrar em campo as vantagens do manejo florestal, melhorando, desta forma, sua visão em relação ao meio onde está inserido.

O trabalho com manejo florestal sustentável no Pedro Peixoto teve início há dez anos, com a implantação do projeto Manejo Florestal Comunitário e Madeireiro, pela Embrapa Acre. Sete anos depois, o sucesso da experiência rendeu ao projeto a Certificação Florestal, pelo Imaflora, órgão credenciado pelo Forest Stewardship Council (FSC), no Brasil. Atualmente, 13 famílias sobrevivem da extração, processamento e comercialização de diversas espécies. Em 2006, cerca de 40 metros cúbicos de madeira foram vendidos para empresas do Acre, São Paulo e Rio grande do Sul. Este será o primeiro de uma série de treinamentos voltados para a capacitação dos manejadores da Apruma, planejados pela Embrapa para melhorar tanto a questão técnica como os aspectos ambientais do manejo florestal. Além de atualizar conhecimentos, o curso vai preparar jovens produtores, filhos dos manejadores, para o aproveitamento sustentável da floresta, diz o pesquisador Henrique José Borges de Araújo, coordenador do evento.

Outras informações:

Henrique José Borges de Araújo. Contatos: henrique@cpafac.embrapa.br / (68) 3212-3252 Andréia da Costa OertelContatos: promanejo.funtac@ac.gov.br /  (68) 3229-2994 e (68) 9979-1032

Diva GonçalvesContatos: diva@cpafac.embrapa.br / (68) 3212-3272 ou 3212-3200 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/