11/07/07 |

Manejo adequado garante a formação de uma boa pastagem

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A pastagem é o principal alimento dos bovinos de corte e leite e importante fonte de alimento de eqüinos, ovinos e caprinos. A cultura deve ser tratada de forma a não faltar os animais. Um dos grandes problemas do produtor é a falta de pasto, especialmente na época seca do ano. Evitar sua degradação implica em algumas técnicas simples e de baixo custo, como manejar a pastagem adequadamente para garantir oferta regular de forragem e vida longa, formar bem o pasto, escolher a espécie certa para o tipo de solo, clima e resistente a pragas e doenças, adequar taxa de lotação animal, adubar o solo de acordo com as necessidades da área entre outras práticas.

Como formar boas pastagens é o tema do Prosa Rural veiculado esta semana nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, com informações da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande – MS). O pasto deve ser tratado como outras culturas, recebendo cuidados desde sua implantação. O primeiro deles é a escolha da forrageira adequada para a terra da propriedade e, para isso, o produtor precisa providenciar a análise do solo. "Cada área da fazenda tem uma combinação de condições distintas, o que permite a plantação de mais de uma espécie diferente na mesma propriedade", afirma o zootecnista da Embrapa Gado de Corte, Haroldo Pires de Queiroz.

A orientação, aliás, é que o produtor diversifique suas pastagens. "Se ficar apenas com um tipo de pasto, o produtor corre o risco de perdê-lo devido ao ataque de alguma doença", alerta Queiroz, citando entre outros exemplos, a mono-cultivo de braquiarão na Amazônia onde está ocorrendo, atualmente, a morte súbita das pastagens.     Escolhidas as variedades das pastagens, o produtor precisa cuidar do preparo do solo e providenciar o plantio. Uma causa freqüente de insucesso é o plantio de quantidades insuficientes de sementes. Segundo Queiroz, cada capim precisa de um número certo de plantas que germine e dê início ao pasto. O produtor encontra tabelas com sugestões adequadas de semente (kg por hectare) em folhetos da própria Embrapa Gado de Corte.

    Prosa Rural – Programa de Rádio da EmbrapaDuração : 15 minutos, com veiculação semanal. Público: jovens e pequenos produtores familiares do Semi-Árido Nordestino, Vale do Jequitinhonha e regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Conteúdo: Centros de Pesquisa da Embrapa e Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária. O Prosa Rural é distribuído gratuitamente para rádios comerciais e comunitárias. No endereço eletrônico www.sct.embrapa.br/radio/index.htm, é possível ter acesso à programação completa de 2007 e ouvir os programas já veiculados.

Mais informações:Embrapa Gado de Corte     Jornalista: Eliana Cezar (DRT 15.410/SP)   E-mail: eliana@cnpgc.embrapa.br Fone: (67) 3368-2142   

Jornalista: Juliana Escobar (MTb  06199-MG)Embrapa Informação TecnológicaFone: (61) 3448-4279 E-mail: juliana@sct.embrapa.br    Rádios interessadas em veicular o Prosa Rural podem entrar em contato pelo endereço eletrônico prosarural@sct.embrapa.br ou pelo telefone 0800 646-1160.

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/