13/07/07 |

Resíduos dos Cavalos do Pan 2007 serão tratados pela Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nos XV Jogos Pan-Americanos, mais de 130 cavalos participam das provas do hipismo, que acontecem na Vila Militar em Deodoro, no Centro Nacional de Hipismo dos Jogos Pan-Americanos. A Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi convidada pelo Comitê Organizador (CO-Rio) para dar destino ambientalmente adequado (compostagem) aos 3000 quilos diários de dejetos produzidos pelos "atletas", que por conta dos diferentes países de origem ficarão em quarentena. Em função da quarentena, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento exigiu que os dejetos passassem pela compostagem. Inclusive, no local existe um posto da defesa sanitária.

A Embrapa, em parceria com a Área Funcional de Limpeza, Lixo e Meio Ambiente de Serviço dos Jogos do CO–Rio e com o Exército, viabiliza, na área quarentenária, o processo de compostagem do estrume dos cavalos, transformando-o em fertilizante orgânico para utilização posterior nos parques e jardins da Escola de Equitação do Exército, ali situada."Pretendemos contribuir de forma a dar um destino mais seguro e útil, com o tratamento eficiente destes resíduos orgânicos", diz Ricardo Trippia dos Guimarães Peixoto, pesquisador da Embrapa Solos.

Após as visitas iniciais dos pesquisadores da estatal ao Centro de Hipismo, constatou-se a necessidade de algumas adaptações do galpão coberto para melhor se adequar aos trabalhos de compostagem. Ao mesmo tempo foi definido um plano de ação junto aos parceiros do CO-Rio e do Exército, prevendo a viabilização de material e pessoal.

A Embrapa Solos, além do suporte técnico já iniciado, disponibilizou técnicos agrícolas para orientar o trabalho de revolvimento, molhamento e condicionamento das pilhas de cama de serragem com dejetos no pátio de compostagem."É muito bacana essa oportunidade de participar do Pan, gratificante mesmo. Fomos muito bem recebidos. É engraçado porque nunca imaginei que meu trabalho na Embrapa me levaria aos Jogos", completa o técnico agrícola Gustavo Tato.

Para dar conta desse trabalho será agregado conhecimento técnico quanto ao uso de pó de rocha rica em mineral zeolita e de uréia (fertilizante nitrogenado), os quais serão misturados com os dejetos animais a fim de controlar o risco de odor e melhorar a eficiência da compostagem destes resíduos.

Mais informações:

Jornalista: Carlos Dias - DRT 20.395-RJ Email: carlos@cnps.embrapa.brEmbrapa Solos – (21) 274-4999 R-278 - 274-5291

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/