16/07/07 |

Famílias assentadas têm apoio da Embrapa para produzir frango

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Duas cooperativas ligadas a agricultores assentados em Santa Catarina estão recebendo apoio decisivo da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na conquista de novos espaços no mercado consumidor. A Copagro, localizada no município de Campos Novos, e a Cooperunião, de Dionísio Cerqueira, investiram na produção de frango a partir das informações repassadas por pesquisadores e técnicos da Embrapa. "Sem essa ajuda, não teríamos atingido nossos objetivos", explica o vice-presidente da Cooperativa Central de Reforma Agrária de Santa Catarina, Dilson Barcellos.

Os agricultores assentados em Santa Catarina se organizaram em cooperativas para levar ao mercado o que produzem no campo. As cooperativas formadas em cada assentamento compõem a cooperativa central, que detém a marca "Terra Viva". Com produtos como alho, leite, queijo, frango, pepino e doces em conserva, a cooperativa atende 1,5 milhão de consumidores em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. No total, 6,3 mil famílias de pequenos agricultores, nem todas vivendo em assentamentos, participam dos negócios com a marca Terra Viva.

A Embrapa Suínos e Aves começou a trabalhar diretamente com os assentamentos a partir de um projeto de R$ 700 mil elaborado em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em 2004. O projeto, financiado pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Integração Social, permitiu que a Cooperunião ampliasse a sua capacidade de produção de frango, comercializado com a marca Terra Viva. Algo semelhante será feito em Campos Novos. A Copagro inaugurou um abatedouro de aves e vai aumentar a oferta de frango. "Vamos ofertar um produto diferenciado, mas com todas as qualidades do frango moderno", antecipou Barcellos.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Gilberto Schmidt, "as parcerias com famílias assentadas possibilitaram uma ação mais efetiva junto aos pequenos produtores, um dos objetivos previstos no Plano Diretor da Unidade (PDU) em vigor". A atuação da Embrapa Suínos e Aves vai desde o desenvolvimento de projetos para captação de recursos junto aos órgãos financiadores até o apoio na implantação e execução do projeto, através de treinamentos, cursos, dias de campo, reuniões técnicas, unidades demonstrativas e de observação, entre outras ações de difusão e transferência de tecnologia.

Representantes da Copagro e da Cooperativa Central de Reforma Agrária de Santa Catarina definiram na semana passada, em reunião realizada na Embrapa Suínos e Aves, os últimos detalhes para o funcionamento do abatedouro construído em Campos Novos. O pesquisador Gilbero Schmidt orientou os produtores a não oferecerem somente o frango inteiro. "Para agregar mais valor ao produto, é preciso vender o frango em partes também", explicou o pesquisador. A cooperativa também receberá orientação da Embrapa para aumentar a produção de frangos e fazer com que o abatedouro receba autorização (SIE) para comercializar o produto em todo o Estado de Santa Catarina.

Jean Carlos Porto Vilas Boas Souza (MTb-SC 00717)Embrapa Suínos e AvesContatos: (49) 3441.0400 – ramal 454jeanvb@cnpsa.com.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/