18/07/07 |

Inicia hoje a I Semana de Agricultura Familiar de MS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Mil visitantes, este é o público estimado que deve comparecer a I Semana de Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, que começa hoje, dia 18, e segue até domingo. O principal objetivo do evento é fortalecer a agricultura familiar no Estado, apresentando a contribuição deste segmento à comunidade.

A Semana é formada pela 1ª Mostra de Tecnologias para Agricultura Familiar, de 18 a 20 de julho, na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da 3ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e Produtos Orgânicos, em Juti-MS, dias 21 e 22.

Na Mostra, os participantes visitarão várias estações com diferentes alternativas tecnológicas. Sistemas agroflorestais e de produção diversificada e integrada de hortaliças, cultura da mandioca, espécies vegetais com potencial para produção de bioenergia, espécies para outono e inverno e fruticultura. Além disso, serão expostas máquinas e implementos agrícolas para a agricultura familiar.

Na sexta-feira, dia 20, a programação é acrescida de uma oficina de cooperativismo de crédito solidário, que contará com a presença de especialistas, inclusive do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O encontro vai apresentar o crédito solidário como estratégia para o desenvolvimento territorial.

Para a III Feira Estadual das Sementes Crioulas e dos Produtos Orgânicos, em Juti-MS, os produtores participarão de 12 oficinas e quatro painéis temáticos, nos quais poderão debater temas relacionados ao seu dia-a-dia e terão a oportunidade de conhecer os produtos e artesanatos confeccionados pela agricultura familiar sul-mato-grossense e de outras regiões do país.

Setor - a agricultura familiar, no Brasil, é um fator essencial em qualquer política de segurança alimentar, por prover o mercado interno de alimentos e matérias-primas. Outra relevância é contribuir, efetivamente, para a sustentabilidade e a inclusão social. Entre seus principais produtos estão a pecuária leiteira, a mandioca, o feijão, os suínos, o milho, as aves, a soja, o arroz e o café.  Enfim, são itens tradicionais da alimentação, mas também integrantes de outras cadeias.

Segundo dados do Censo Agropecuário 1996, são 4,1 milhões de estabelecimentos familiares existentes no país, o que representa 85,2% do total de estabelecimentos agropecuários. A agricultura familiar ocupa mais de 70% da mão-de-obra e responde por 37,9% do valor bruto da produção agropecuária brasileira. Isso faz desse segmento o principal responsável pela segurança alimentar do Brasil.

A Semana de Agricultura Familiar é uma realização da Federação da Agricultura Familiar (FAF-MS), Comissão da Pastoral da Terra (CPT), Associação dos Produtores Orgânicos (APOMS), prefeitura de Juti, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Escola Estadual 31 de março, Escolas Famílias Agrícolas (EFAS-MS) e Embrapa, através das Unidades - Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Escritório de Negócios de Dourados.

Dalízia Aguiar - DRT/MS 28/03/14Jornalista - Embrapa Agropecuária Oeste - Dourados/MS(67) 3425-5122 r.: 180 - dalizia@cpao.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/