18/07/07 |

Pesquisadores discutem ações de pesquisa em febre aftosa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A produção de novas vacinas contra a febre aftosa foi uma das ações propostas na reunião realizada, em Brasília, dia 16 de julho, entre representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa). A reunião é resultado de convênio firmado entre a Embrapa e o Panaftosa para o desenvolvimento de projetos conjuntos para erradicação da febre aftosa no país. A parceria  permite o trabalho conjunto das duas instituições em ciência e tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, além de capacitação e transferência de tecnologia na área de febre aftosa e outras doenças.

Além da vacina, os participantes discutiram os mecanismos de estudo para diferenciar o diagnostico do animal vacinado de um animal portador do vírus. Dois assuntos estabelecidos pelo convênio já estão em andamento: as boas práticas na agropecuária e a informatização do sistema de guia de transporte animal (GTA), documento que atesta a sanidade do animal.

Participaram da reunião o diretor executivo da Embrapa, Kepler Euclides Filho, o pesquisador e assessor do diretor, Fernando Campos, os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande – MS), Cléber Oliveira e Vanessa Felipe, e o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília – DF), Carlos Bloch. Entre os representantes do MAPA, esteve presente o secretário-geral de Defesa Agropecuária, Inácio Afonso, e do Panaftosa, o diretor substituto, Júlio Pompei.

Segundo Fernando Campos, a parceria é fundamental, já que os pesquisadores da Embrapa poderão acessar as cepas de vírus do banco existente no Panaftosa, o material é fundamental para a realização de pesquisas com febre aftosa "O objetivo é encontrar resultados que possam ser colocados à disposição da agropecuária nacional e também transferir conhecimento de interesse do agronegócio, de forma rápida e eficiente", explicou o pesquisador que afirmou ainda ser essa mais uma oportunidade para o desenvolvimento científico sobre aftosa, bem como de outras doenças que afetam o homem e os animais.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/