18/07/07 |

Manejo Florestal Comunitário é destaque em Conferência Internacional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisadores, lideranças comunitárias, autoridades ambientais e manejadores florestais de 40 países estarão no Acre, até a próxima sexta-feira, 20, avaliando as políticas de manejo florestal e discutindo alternativas para melhorar o manejo das florestas no mundo e as condições de vida de milhares de famílias que sobrevivem da atividade. A 1ª Conferência Internacional de Manejo Florestal Comunitário acontece na Usina de Artes João Donato, em Rio Branco.

O evento é promovido pela Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO) e governo do Acre, em parceria com diversas instituições, dentre elas a Embrapa Acre (Rio Branco-AC), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Temas como organização social de pequenos produtores, economia de produtos e serviços ambientais e problemas e desafios da produção florestal do pequeno produtor estão na pauta de discussão.

A partir de experiências de países como o Brasil, África do Sul, Estados Unidos, Indonésia, Malásia, Índia, Reino Unido e Holanda serão propostas políticas mais consistentes para o manejo e conservação dos recursos florestais do planeta. 

"O manejo adequado dos recursos florestais beneficia diretamente as comunidades, gerando renda para as famílias e promovendo a qualidade de vida", diz o pesquisador Marcus Vinício Neves D`Oliveira, chefe-geral da Unidade. Ele acredita que a troca de informações vai possibilitar avaliar os aspectos positivos e aperfeiçoar os trabalhos já existentes, além de oferecer oportunidades para novas parcerias, visando o desenvolvimento de projetos futuros na área.  

Na avaliação de Manoel Sobral, diretor-executivo do ITTO, o Acre lidera a política mundial em manejo florestal pelo uso inteligente da floresta. O Estado é considerado referência em experiências bem-sucedidas na área e conta com um dos principais modelos de manejo comunitário: a floresta do Antimary, que deverá servir de base para outros países.

Outras informações: Diva GonçalvesEmbrapa AcreContatos: (68) 3212-3272 / diva@cpafac.embrapa.br 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/