20/07/07 |

Embrapa Pantanal vai implantar programa de brucelose e tuberculose

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Pantanal (Corumbá-MS) submeteu uma pré-proposta para implantar ações de certificação de propriedades monitoradas previstas pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal. Criado em 2001, o programa ainda não teve a adesão de propriedades sul-mato-grossenses ou do Pantanal.

Segundo a veterinária Raquel Soares Juliano, pesquisadora da Embrapa Pantanal, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o nível de adesão ao programa – no que se refere a certificação de propriedades monitoradas no país – é muito baixo e o projeto pretende também identificar as razões desta não adesão.

A pré-proposta de pesquisa foi aprovada neste mês pelo Comitê Gestor da Programação da Embrapa e em setembro uma proposta definitiva será submetida.

Se aprovada, a implantação deve começar em 2008. Entretanto, a equipe de sanidade animal da Embrapa Pantanal já começou a fazer coleta de material em algumas propriedades para os exames sorológicos. Essa pré-avaliação de amostragens vai ajudar na escolha das propriedades em que o programa poderá ser implantado. A adesão será voluntária, como previsto pelo ministério.

O programa será implantado em três propriedades. "Uma delas será a fazenda Nhumirim, da Embrapa Pantanal", disse a pesquisadora. A fazenda, que fica no Pantanal da Nhecolândia, é um campo experimental de pesquisadores da Unidade. As outras duas propriedades ainda não foram definidas, mas ela disse que são áreas com o manejo tradicional do Pantanal. "Vamos tentar implantar o programa e certificar as propriedades como monitoradas para brucelose e tuberculose", afirmou.

Raquel Juliano explicou que o projeto também prevê uma avaliação das questões econômicas que envolvem a implantação do programa nas propriedades, o que vai ajudar na tomada de decisão futura pelos produtores interessados "Precisamos avaliar bem todas as etapas de implantação do processo de certificação, inclusive as dificuldades operacionais, considerando que o manejo no Pantanal é diferente do de outras regiões. "É provável que sejam necessárias algumas adaptações, " afirmou.

Como esses ajustes independem da Embrapa Pantanal, a veterinária disse que, após detectar essas necessidades, sugestões serão encaminhadas ao ministério. "A idéia é estimular os produtores a aderir ao programa e torná-lo mais atrativo para as propriedades da região", disse Raquel.

Doenças - A brucelose é uma doença infecto-contagiosa que produz uma infecção nos animais e pode atingir os homens. Suas principais manifestações são aborto, nascimentos prematuros, esterilidade e baixa produção de leite.

Estudos mostram que a brucelose parece estar disseminada por todo o território nacional. No último levantamento epidemiológico realizado no Brasil em 1975, constatou-se que 6,8% do rebanho do Centro-Oeste tinham prevalência da doença. Os dados são do Ministério da Agricultura.

Em 1998 o Mato Grosso do Sul fez um novo levantamento de prevalência e chegou ao índice de 6,3%. O controle da brucelose baseia-se em ações de vacinação massal de bezerras e diagnóstico e sacrifício dos animais positivos.

A tuberculose é uma zoonose de evolução crônica que acomete principalmente bovinos e bubalinos. Caracteriza-se pelo desenvolvimento progressivo de lesões nodulares chamadas tubérculos, que podem localizar-se em qualquer órgão ou tecido.

No Brasil, dados de notificações oficiais indicam uma prevalência média nacional  de 1,3% de animais reagentes à tuberculina no período de 1989 a 1998. Estima-se que os animais infectados percam de 10% a 25% de sua eficiência produtiva.

Ana Maio - DRT 21.928Contato: (67) 3233-2430 ramal 235

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/