23/07/07 |

Cerrado tem árvore temática na Agência da Informação da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pesquisadores, produtores rurais, estudantes, entre outros, contam com mais um recurso na Internet para aumentar o conhecimento sobre o bioma Cerrado. É a Árvore do Conhecimento do Bioma Cerrado na Agência da Informação da Embrapa, lançada, em 20 de julho, na Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O lançamento teve a participação do chefe-geral da Embrapa Cerrados, Roberto Teixeira Alves; do chefe adjunto de Comunicação e Negócios, Gilberto Leite; do gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira; e da coordenadora da Agência da Informação Embrapa, Denise Werneck.

O chefe-geral da Embrapa Cerrados destacou o trabalho em conjunto da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP) e Embrapa Cerrados (Brasília-DF) e a importância da organização da informação. Para o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, a publicação da árvore do Cerrado vai permitir a divulgação do conhecimento sobre este importante bioma brasileiro e "abrir as portas" da unidade.

De acordo com Denise Werneck, coordenadora da Agência da Informação da Embrapa, as atividades da Agência tiveram início na Embrapa Cerrados entre as metas de organização da informação para transferência de tecnologia. O projeto da Agência da Informação passou a ser desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica após a transferência de Werneck para a unidade.

Atualmente, a Agência da Informação da Embrapa já disponibiliza sete Árvores do Conhecimento, divididas nas áreas de cultivos (Banana, Feijão e Manga), criações (Agronegócio do Leite) e temáticas (Agricultura e Meio Ambiente, Bioma Cerrado e Espécies Arbóreas da Amazônia).Estão em construção 28 Árvores  do Conhecimento e mais 32 serão desenvolvidas a partir de projeto corporativo da Embrapa aprovado recentemente no Macroprograma 5.

Os membros da equipe editorial da Agência da Informação da Embrapa, Marcelo Moreira Campos e Milena Ambrósio Teles, explicaram o conceito da Agência da Informação, suas características e o esquema da organização da informação. A Agência de Informação Embrapa é um sistema web que possibilita a organização, o tratamento, o armazenamento, a divulgação e o acesso à informação tecnológica e ao conhecimento gerados pela Embrapa.

A informação na Agência pode ser obtida pela navegação numa estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica, chamada de Árvore do Conhecimento, por hipertexto ou pelo serviço de busca. Nos primeiros níveis da Árvore do Conhecimento estão as informações mais genéricas e, nos níveis mais profundos, as mais específicas. Cada item da Árvore é denominado "nó" e são definidos a partir da subdivisão sucessiva do conteúdo ("subnós").

As vantagens da organização hierárquica do conhecimento na Agência da Informação são permitir ao usuário acesso à informação com qualidade, atualização constante das informações e interatividade. O usuário tem a possibilidade, no serviço pasta de documentos, selecionar e salvar os temas de seu interesse.

O editor coordenador da Árvore do Conhecimento do Bioma Cerrado, Zenilton de Jesus Gayoso Miranda, apresentou as formas de acesso ao conteúdo e ressaltou o apoio dos pesquisadores e da bibliotecária que trabalharam no projeto. A Árvore do Conhecimento do Bioma Cerrado oferece informações sobre as principais características de solo, clima, vegetação, fauna, ecologia e biodiversidade deste bioma, além do acesso a recursos de informação na íntegra, como documentos, artigos científicos e mapas.

A equipe de autores da Árvore do Conhecimento do Bioma Cerrado foi composta por Amabílio José Aires de Camargo, Bruno Machado Teles Walter, Djalma Martinhão Gomes de Sousa, Edson Lobato, Fabiana de Góis Aquino, José Felipe Ribeiro, Ludmilla Moura de Souza Aguiar. Evie dos Santos de Sousa, Marina Fátima Vilela, Cláudio Sanzonowicz e Zenilton de Jesus Gayoso Miranda participaram da equipe de autores e de editores técnicos. A equipe de editores técnicos também foi formada por Daniel Kinpara, Sebastião Figuêredo, Shirley da Luz Soares, Oziel Lopes da Costa e Liliane Castelões.

Texto: Liliane Castelões (MTb/RJ 16.613)Área de Comunicação e NegóciosContatos: (61) 3388-9953 / liliane@cpac.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/