23/07/07 |

Pesquisadores são selecionados para o Comitê de Assessoramento do CNPq

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador Luiz Henrique Capparelli Mattoso, responsável pelo desenvolvimento da Língua Eletrônica e um dos maiores especialistas em polímeros condutores do país, é um dos selecionados entre cerca de 1800 nomes pelo Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) como membro do Comitê de Assessoramento (CA) do órgão na área de Ciências Exatas e da Terra e Engenharia (Materiais), em reunião realizada nos dias 21 e 22 de junho.

Além de Mattoso, que é pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mais um nome da Empresa foi selecionado como membro do comitê na área de Ciências da Vida, o pesquisador Luiz Fernando Stone, da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antonio de Goiás-GO).

Mattoso é graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor também nesta área pela mesma instituição.

O pesquisador acaba de retornar do Laboratório Virtual da Embrapa (LABEX) nos Estados Unidos, onde estava desde julho de 2005,  desenvolvendo trabalhos na área de nanotecnologia, ciência na qual tem focado suas pesquisas, sendo uma delas, a Língua Eletrônica, desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e com o Prêmio Nobel de Química de 2000, Alan MacDiarmid, com quem publicou dezenas de artigos em revistas científicas internacionais.

Mattoso tem conduzido pesquisas com plásticos que conduzem eletricidade na produção de novos materiais e sensores, na caracterização e aplicação dos clones de borracha natural, na  aplicação em materiais compósitos e compósitos com fibras naturais. Ele coordena o projeto em Rede "Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio" no Macroprograma 1 ( projetos específicos) da Embrapa com a participação de 16 unidades da Empresa e 64 pesquisadores.

O pesquisador disse que é uma grande responsabilidade participar do Comitê e que ajudar o CNPq e o País a definir áreas estratégicas na pesquisa, principalmente naquela que tem formação, a engenharia de materiais. Mattoso também acredita que o fato de ter sido selecionado se deve ao apoio que o CNPq sempre dispensou à Empresa e mais especificamente à Embrapa Instrumentação Agropecuária. "Sinto como uma prestação de serviço à comunidade científica e ao país, retribuindo todo o apoio".

Para o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação, Carlos Vaz, a indicação e seleção de Mattoso é uma demonstração da competência e alto nível dos trabalhos realizados por ele e equipe.

Os Comitês de Assessoramento do CNPq reúnem mais de 300 pesquisadores, entre titulares e suplentes, selecionados entre os cientistas de maior destaque dentro de sua área de atuação e de conhecimento. O presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, disse que os comitês têm como principalatribuição julgar as propostas de apoio à pesquisa e à formação de recursos humanos apresentadas à Agência e "são por isso os principais responsáveis para que o CNPq selecione propostas com base no mérito e na excelência dosproponentes".

O presidente explicou que os membros  são escolhidos periodicamente pelo Conselho Deliberativo (instância máximada CNPq) com base em ampla consulta feita à comunidade científico-tecnológica nacional.  O mandato, segundo ele,  é de dois ou três anos definidos, pelo CD, de forma que as renovações dentro de cada comitê sejam intercaladas.

Informações mais completas sobre normas, membros, critérios de julgamento e o calendário de reuniões dos CAS podem ser acessados em http://www.cnpq.br/cas/index.htm

Joana Silva - DRT 9554Contatos: (16) 3374 2477 - 9994 6160

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/