24/07/07 |

Embrapa e MDA defendem ações de P&D para agricultura familiar

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Adoniram Sanches Peraci, titular da  Secretaria da Agricultura Familiar (SAF),  do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), reuniu-se hoje (24) com Silvio Crestana, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para discutir formas de estreitar as relações entre os dois órgãos.  A Embrapa e a Secretaria desenvolvem trabalhos conjuntos, principalmente em projetos voltados à transferência de tecnologia para agricultores familiares, como os conduzidos no âmbito do Programa Nacional de Sementes para a Agricultura Familiar, que atende a 96 mil famílias. Adoniram Peraci propôs intensificar ações de pesquisa e desenvolvimento, visando à maior sustentabilidade do segmento.

"Tínhamos claro como chegar a 2006", disse Adoniram Peraci, referindo-se às políticas públicas que, no primeiro governo Luiz Inácio Lula da Silva,  contribuíram para a maior organização da agricultura familiar, em especial no que tange a crédito, acesso a tecnologias e comercialização da produção. "Precisamos, agora, pensar sobre como queremos chegar a 2010", continuou Peraci, ressaltando o papel da pesquisa agropecuária.

Silvio Crestana sugeriu a elaboração conjunta de uma agenda estratégica de pesquisa, desenvolvimento e inovação que atenda às demandas atuais e as prováveis demandas futuras da agricultura familiar. Reafirmou a agenda da Embrapa existente e voltada ao segmento, elencando várias tecnologias prontas já repassadas e passíveis de transferência aos agricultores familiares. "É uma agenda muito ampla, que atende a necessidade de vários órgãos", lembrou Silvio Crestana, defendendo ações que possam estar mais focadas nas necessidades específicas da Secretaria.

A agenda, os possíveis arranjos institucionais que facilitarão sua condução e a idéia de realização de um workshop que reúna representantes de instituições e de setores da sociedade, para consulta e definição das prioridades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, são propostas a serem amadurecidas pela Secretaria e pela Embrapa e que também serão levadas aos ministros Reinhold Stephanes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ministério ao qual a Embrapa é vinculada, e Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário. Colocadas em práticas, as propostas contribuirão para melhor sistematização e para a maior institucionalidade das ações de parceria entre a Embrapa e a Secretaria de Agricultura Familiar.

A reunião ocorreu na sede da Embrapa, em Brasília (DF). Adoniram Sanches Peraci estava acompanhado do subsecretário de Agricultura Familiar, Argileu Martins da Silva, também diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria. Diretores da Embrapa e assessores,  os chefes das unidades Embrapa Transferência de Tecnologia, Embrapa Informação Tecnológica e Assessoria de Relações Nacionais, além do gestor do programa da Embrapa voltado à agricultura familiar (Macroprograma 6), também participaram da reunião.   

Jornalista Marita Féres Cardillo (2264 DF)Assessoria de Comunicação SocialContatos: marita.cardillo@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/