25/07/07 |

Embrapa mostra tecnologias para incubação de empresas no DF

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Cogumelos comestíveis, mini-cenouras e plantas nativas do cerrado serão os destaques da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante a 80ª Feira Botânica do Shopping CasaPark, nos dias 28 e 29 de julho.

Todos esses produtos foram desenvolvidos com a tecnologia da Embrapa e estão disponíveis para incubação de empresas no Distrito Federal. Quem visitar o estande da Embrapa na exposição vai ganhar um saquinho com mini-cenouras suculentas e saudáveis, que podem ser apreciadas cruas, cozidas ou em outras receitas, de acordo com a preferência de cada um.

O processo para produção de mini-cenouras foi desenvolvido pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e consiste no torneamento de pedaços da raiz de cenoura, por atrito em superfície áspera em uma máquina, transformando-os em bolinhas (Catetinho) e cenourinhas (Cenourete). As vantagens desse processo são a simplicidade de processamento, o baixo custo de investimento e a possibilidade de instalação de uma rede de agroindústrias familiares próximas aos mercados consumidores. Além disso, permite a utilização de cenouras abaixo do padrão comercial como matéria-prima, um modo simples de agregar valor ao produto.

Essa é uma das tecnologias que a Embrapa está disponibilizando para incubação de empresas no Distrito Federal. Outras duas tecnologias também serão apresentadas ao público de Brasília durante a Feira Botânica do CasaPark.

Produção de cogumelos comestíveis e medicinais - A produção de cogumelos comestíveis e medicinais pela técnica chinesa Jun-Cao foi adaptada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) para o Brasil com o objetivo de diminuir o custo de produção de cogumelos, já que substitui os meios de cultivo tradicionais (troncos de árvore ou serragem) por substrato de capim com alguns nutrientes. Essa tecnologia permite que o cultivo de cogumelos seja mais rápido e ambientalmente mais saudável, além de contribuir para aumentar o mercado consumidor.

A empresa Cultives Ltda., primeira a formalizar a participação no programa de incubação de empresas utilizando tecnologias da Embrapa em 2005, também estará presente na Feira Botânica, onde vai mostrar os resultados alcançados até o momento.

O mercado para cogumelos no Brasil ainda tem muito potencial para crescer, já que o consumo desses produtos no país (30 gramas/ano per capita) ainda é quase inexpressivo, quando comparado ao de outros países, como a França, por exemplo, onde chega a 2 kg/ano.          

Espécies nativas do cerrado - Outra tecnologia que será apresentada ao público da capital federal no Shopping CasaPark será a produção de espécies nativas do cerrado, um serviço específico prestado pela Embrapa Cerrados (Brasília-DF)  para o aproveitamento alimentar das espécies nativas do Cerrado a partir do processamento e beneficiamento dos frutos de baru, pequi, cagaita, jatobá, araticum e da comercialização dos seus subprodutos.

Incubação de empresas: conhecimento científico e tecnológico mais próximo do produtor - O programa de incubação de empresas da Embrapa tem como objetivo disponibilizar tecnologias geradas na área de agropecuária para empresas de base tecnológica que queiram se instalar em incubadoras parceiras do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária (PROETA). Esse programa é parcialmente financiado pelo Banco interamericano de Desenvolvimento (BID) e destina-se a estimular a utilização de tecnologias da Embrapa, por meio da incubação de empresas em incubadoras já existentes.

O programa de incubação de empresas da Embrapa tem como alvo principal empreendedores com potencial para absorver conhecimento científico ou tecnológico e que queiram desenvolver empresas inovadoras ligadas às cadeias produtivas do agronegócio.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, coordenador da Unidade Piloto do Distrito Federal, o objetivo é buscar parcerias com incubadoras em várias regiões do Brasil. "Considerando que existem, no país, cerca de 300 incubadoras de empresas, é muito provável que o modelo de incubação da Embrapa seja eficiente para expandir significativamente a utilização das tecnologias geradas pela Empresa para novos empreendedores de diferentes regiões brasileiras", ressalta Cabral.

A exposição da Embrapa na Feira Botânica do Shopping CasaPark pode ser visitada no sábado, dia 28 de julho, das 10h00 às 22h00, e no domingo, dia 29, das 10 às 20h00.

 Fernanda Diniz - JornalistaEmbrapa Recursos Genéticos e BiotecnologiaFones: (61) 3448-4769 e 3340-3672E-mail: fernanda@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/