27/07/07 |

Manga irradiada é tema de encontro em Pernambuco

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A irradiação de manga com pequenas doses de radiação gama é uma técnica em uso na Índia e, brevemente, no México para tratamento quarentenário de pragas como a mosca-das-frutas. Hoje, dia 27 de julho, no auditório do BGMA, Centro de Convenções de Petrolina-PE, pesquisadores da Embrapa Semi-Árido (Petrolina-PE) realizam evento sobre os Avanços no mercado internacional de manga irradiada. Técnicos brasileiros de instituições de pesquisas com energia nuclear na agricultura, da iniciativa privada e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (United States Department of Agriculture - USDA) e da Nordion do Canadá ministram palestras.

O tratamento mais usual para controle de moscas-das-frutas consiste na imersão da manga em água quente submetida a uma carga térmica de 46,1ºC por 75 min (frutas com peso abaixo de 420g) ou 46,1ºC por 90 min (frutas com mais de 420g). Este procedimento, embora admitido pela legislação fitossanitária dos EUA, pode comprometer a qualidade dos frutos. "Com a irradiação, o tratamento tem a mesma eficiência sem contudo afetar a qualidade do fruto", explica o pesquisador da Joston Simão Assis, um dos coordenadores do evento.

Seguro - No México, principal concorrente do Brasil no abastecimento de manga para o mercado americano, está em fase de construção um equipamento de irradiação de grande porte para tratar a produção de manga do país destinada à exportação. Autoridades dos dois paises devem formalizar em breve um instrumento legal para consolidar protocolo que normatiza a irradiação. Países da Ásia, principalmente a Índia, já tem estabelecido este protocolo e exporta manga tratada com esta técnica para o mercado dos Estados Unidos, segundo o pesquisador.

A agência federal americana que fiscaliza e regulamenta alimentos e remédios, Food and Drug Administration – FDA, além do USDA, permitem a comercialização no país de manga irradiada. No Vale do São Francisco, há cinco anos o Instituo de Pesquisas Energética e Nucleares – IPEN, de São Paulo, Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN, Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN) – de Recife, a Embrapa Semi-Árido e a VALEXPORT estudam o processo de irradiação de mangas com o propósito de oferecer outra alternativa ao tratamento hidrotérmico da manga e atender a esta barreira fitossanitária imposta pelo mercado norte-americano, explica Joston.

O evento que acontece em Petrolina a partir das 9 horas irá reunir produtores de manga e autoridades sanitárias dos estados da Bahia e Pernambuco. É um momento de atualizar os produtores com relação ao estado tecnológico dos países concorrentes, e debater a viabilidade de utilização desta tecnologia para não perder a competitividade no mercado internacional.

Contatos:Joston Simão Assis – pesquisadorEndereço eletrônico: joston@cpatsa.embrapa.brMarcelino Ribeiro – jornalistaEndereço eletrônico: marcelrn@cpatsa.embrapa.brTel – 87 3862 1711

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/