27/07/07 |

Seminário Pibic celebra pesquisa científica do Acre

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Professores, alunos e pesquisadores de diversas instituições de pesquisa do Acre e de outros Estados participam, desde o último dia 23, de um dos mais importantes eventos do conhecimento científico: o XVI Seminário de Iniciação Científica e a VI Mostra de Pesquisa e Pós-Graduação. 

Nesta sexta feira, 27, foram apresentados os projetos de pesquisa da Embrapa Acre, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, comandada por um grupo de bolsistas da Unidade. Os 12 trabalhos abordam temas estratégicos para a região como adubação de solos, alimentação do rebanho bovino, controle de plantas invasoras em pastagem, bioinceticida e inimigos naturais, amendoim forrageiro, multiplicação in vitro de bananeiras dentre outros.

Segundo Luís Antonio Maffia, professor da Universidade Federal de Viçosa e consultor ad doc do CNPQ, o Seminário favorece a  geração de massa crítica para  atuar em ciência e tecnologia, em virtude da riqueza e potencial de conhecimento que oferece.

Para o pesquisador Jonny Everson Pereira, coordenador do programa na Embrapa, o Pibic é uma forma de fazer pesquisa por meio de um processo contínuo de aprendizagem e interação. Além de qualificar os alunos, propicia ingresso em cursos de Pós-graduação com experiência na pesquisa. Também é uma alternativa para divulgar os trabalhos da Empresa junto à sociedade e despertar o interesse da comunidade acadêmica pela pesquisa científica.

Demanda crescente - O Pibic foi criado na década de 80, pelo Conselho Nacional de Desenolvimento Científico (CNPq), com o objetivo de fomentar a pesquisa científica no país, por meio da concessão de bolsas às instituições cadastradas. Somente no período 2004/2005 foram concedidas 14.909 bolsas em nível nacional e para o biênio 2007/2008, serão 20.751.  No Acre, as principais instituições fomentadoras são Ufac e Embrapa.

De acordo com Maffia, que também é responsável pela seleção dos projetos para o biênio 2007/2008, nos últimos anos, o número de propostas tem aumentado. Melhor elaborados, os projetos passaram a ser mais competitivos e isto é reflexo dos investimentos em pesquisa e na formação de professores e pesquisadores. No Acre o programa já conta com 120 propostas, das quais serão selecionadas apenas 76. O Seminário tem como objetivos divulgar e avaliar a produção científica dos bolsistas do programa, Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), monografias e outros; apoiar a seleção de novos bolsistas para o PIBIC/CNPq/UFAC; incentivar o desenvolvimento de pesquisas com a incorporação de novos alunos, professores e pesquisadores; fortalecer a produção científica e a integração entre Grupos de Pesquisas das diversas instituições credenciadas; e contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação na Amazônia.

Mais informações:Jonny Everson PereiraE-mail: jonny@cpafac.embrapa.br Tel: (068) 3212-3256

Mauricília Pereira da SilvaE-mail: cila@cpafac.embrapa.br Tel: (068) 3212-3272

Diva GonçalvesE-mail: diva@cpafac.embrapa.br Tel:  (068) 3212-3272

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/