30/07/07 |

Embrapa participa da 5ª Agrifam

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar está entre os objetivos prioritários da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A meta é encontrar soluções baratas e viabilizar, de forma sustentável, o trabalho de pequenos produtores, complementando o conhecimento que eles adquiriram ao longo de gerações. Levando em conta aspectos geográficos, ambientais e sociais, várias tecnologias são desenvolvidas para auxiliar esse tipo de produção. Algumas delas serão apresentadas durante a Feira Estadual da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural (Agrifam).

Cinco unidades da Embrapa participam do evento, levando mais de 30 tecnologias que podem ajudar os produtores familiares. Um exemplo é o projeto Balde Cheio, que será apresentado pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos – SP). Testado em mais de 1,5 mil propriedades, trata-se de um sistema intensivo de produção de leite, ideal para pequenas propriedades. Através de manejos e tecnologias corretos e utilizando apenas pasto, é possível elevar a produção, aumentando a rentabilidade da pecuária leiteira. Propriedades antes deficitárias, se tornaram rentáveis após aderirem às práticas sugeridas pelos pesquisadores.

Já a Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos – SP) vai ensinar aos participantes da feira como funciona a Fossa Séptica Biodigestora (foto). Trata-se de um sistema de saneamento de baixo custo, que pode ser utilizado em áreas rurais. A tubulação dos vasos sanitários é desviada para caixas de amianto, nos quais os coliformes fecais são transformados em adubo orgânico, pelo processo de biodigestão. Além de evitar a contaminação do meio ambiente, o sistema gera adubo orgânico de alta qualidade.

A proposta da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna – SP) é um protótipo de motor que funciona com qualquer tipo de combustível renovável, contribuindo para a redução de emissão de poluentes na atmosfera. Dentre outras formas de uso, ele pode ser aplicado em projetos de irrigação ou de dessanilização de água. Além de combustíveis líquidos, o aparelho também funciona com carvão, cavacos de madeira, gravetos, palha e até restos de culturas de propriedades agrícolas. A tecnologia, simples, fácil de construir e com custo bastante reduzido, pode ser utilizada por pequenos produtores rurais.

A Embrapa Agrobiologia (Seropédica – RJ) levará à Agrifam uma tecnologia capaz de melhorar a produtividade dos pequenos agricultores, responsáveis pela quase totalidade da produção brasileira de feijão. Trata-se da inoculação com bactérias do grupo dos rizóbios, capazes de fixar o nitrogênio atmosférico e fornecê-lo à cultura, substituindo a adubação nitrogenada. Durante muito tempo, o inoculante brasileiro foi produzido com espécies obtidas no exterior, até que os pesquisadores chegaram a uma espécie adaptada aos solos tropicais, resistente a altas temperaturas, acidez do solo e altamente competitiva.

Produto geralmente importado da Tailândia, o minimilho pode ser facilmente introduzido no Brasil e plantado por pequenos produtores rurais. É o que dizem os pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas – MG), que adaptaram a cultura às condições brasileiras. Eles ministrarão um curso sobre a produção desse vegetal, que utiliza preferencialmente mão-de-obra feminina, pois sua colheita é delicada, e também ensinarão como fazer sua conserva, aumentando o seu valor agregado. A unidade também apresentará uma máquina desenvolvida para a classificação de sementes desse grão.

Também durante a Agrifam, acontece o lançamento para a região Sudeste do programa radiofônico Prosa Rural, produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF). Com quinze minutos de duração, o informativo veicula ainda músicas, receitas, dicas e poesias, dentre outros. Para cada região, são produzidos 48 programas, enfocando temas relativos a biomas e culturas nativas. Os visitantes da feira poderão assistir a uma apresentação ao vivo, quando poderão conhecer a dinâmica e o estilo do programa.

Agrifam - A edição 2007 da Agrifam acontece de 2 a 5 de agosto na sede do Instituto Técnico e Educacional para Trabalhadores Rurais do Estado de São Paulo (Itetresp), em Agudos (SP), a 322 quilômetros da capital. O evento, realizado pela Federação dos Trabalhadores Agrícolas do Estado de São Paulo (Fetaesp), está em sua 5ª edição. No ano passado, a feira recebeu cerca de 160 expositores, 35 mil visitantes e 500 caravanas de agricultores familiares. Na ocasião, foram realizados negócios que somaram R$ 15 milhões. Neste ano, a expectativa é de receber cerca de 45 mil pessoas, 600 caravanas e 200 expositores, movimentando algo em torno de R$ 28 milhões.

Vitor Moreno (DRT 38057/SP)Assessoria de Comunicação Social – EmbrapaTelefone: (61) 3448-4039E-mail: vitor.moreno@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/