31/07/07 |

Embrapa participa do X Encontro de Rede de Propriedade Intelectual

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A propriedade intelectual e as novas estratégias de inovação estarão em debate no X Encontro Nacional da Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia (Repict), que será realizado entre os dias 1º e 3 de agosto, no Hotel Rio Othon Palace, Rio de Janeiro.

O ministro da Ciência e Tecnologia Sérgio Resende fará a palestra de abertura do encontro, que conta com parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

O evento é considerado o mais importante evento nacional da área de Propriedade Intelectual (PI), onde são discutidas questões relacionadas à negociação e ao licenciamento de tecnologias. Realizado desde 1998, o encontro abre espaço para o debate sobre as políticas de C&T, compatibilizando as visões do governo, da academia e das empresas. A Rede atua na concepção e implementação de ações estratégicas destinadas a disseminar a cultura da PI e a prática da comercialização de tecnologia.

O gerente adjunto de Propriedade Intelectual da Embrapa Transferência de Tecnologia, Filipe Teixeira, coordenará a mesa Casos de Sucesso de Inovação Estratégica. Segundo Teixeira, a Embrapa tem sido considerada um dos três principais casos de êxito na inovação tecnológica nacional. "Somos a instituição pública que mais protege tecnologias e arrecada royalties com o licenciamento", diz.

História – Em 1998, ano em que a Embrapa criava uma secretaria específica para tratar de temas referentes à PI, a Repict realizava seu primeiro encontro. Desde então a Empresa tem marcado presença no evento, ministrando palestras em quase todas as edições.  "Ao longo destes dez últimos anos a Embrapa teve a oportunidade trocar experiências com especialistas da área durante os encontros da REPICT", ressalta.

O esforço conjunto, segundo Teixeira, culminou com a publicação da Lei de Inovação Tecnológica, que tem na propriedade intelectual seu principal instrumento. Este ano, a oficina de trabalho fará reflexão sobre as estratégias de Redes de Propriedade Intelectual no Brasil.

Mais informações sobre a décima edição da REPICT podem ser acessadas no endereço eletrônico http://www.redetec.org.br/repict/x_repict/index.htm.

Valéria Costa – MTb. 15533/59/32 – SPEmbrapa Transferência de TecnologiaContato: 61 3448.4510 / valeria.costa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/