01/08/07 |

Integração lavoura-pecuária é tema do Dia de Campo na TV

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Dia de Campo na TV desta semana aborda a Integração lavoura e pecuária: maior eficiência dos sistemas produtivos. A degradação de áreas, que já foram produtivas, é um dos grandes problemas do produtor rural e também preocupação da pesquisa. Terras improdutivas acarretam prejuízos para a agropecuária brasileira e afetam o meio ambiente. Entretanto, a recuperação dessas áreas é viável, possível e desafiante.  Iniciativas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com várias entidades, estão em andamento e uma delas é a Integração Lavoura-Pecuária.

A integração lavoura-pecuária (ILP) é capaz de aumentar a eficiência dos sistemas produtivos e proporcionar qualidade ambiental, sendo muito mais que uma nova tecnologia, mais uma filosofia para desenvolver a agricultura, na opinião de muitos especialistas.

A ILP reduz a pressão pela abertura de novas áreas. A partir de sua implementação, pode-se recuperar o potencial produtivo das propriedades, aumentar a produção de grãos, carne e leite, garantir a sustentabilidade dos sistemas, melhorar o manejo e a conservação do solo e da água e elevar a renda do produtor rural.

Em 10 anos, o Brasil pode deixar de desmatar 40 milhões de hectares se passar a adotar técnicas conservacionistas e sensibilizar seus produtores quanto ao uso de sistemas viáveis e que preservem o ambiente.

O programa vai ao ar nesta sexta-feira, 3 de agosto, das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY) e parabólica, com reapresentação domingo, dia 5, às 8h, pelo Canal NBR/TV Nacional. A produção deste Dia de Campo na TV é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF) em parceria com a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados - MS).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo fax (61) 3273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br .

Como sintonizar o programa - Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Agropecuária Oestewww.cpao.embrapa.brJornalista: Dalízia Aguiar (DRT/MS 28/03/14)Telefone: (67) 3425-5122, Ramal 180E-mail: dalizia@cpao.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológicawww.sct.embrapa.brJornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA)Telefone: (61) 3448-4590E-mail: diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/