08/08/07 |

Seminário discute boas práticas na produção de morango

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Amanhã, dia 9 de agosto, no Parque Duílio Maziero, conhecido como Parque do Morango, em Jarinu, SP, acontece o Seminário sobre Colheita e Pós-colheita na Produção Integrada de Morango (PIMo). A programação conta com discussões sobre boas práticas de colheita e pós-colheita, comercialização, valoração, promoção e diferenciação do produto no atacado de São Paulo, análises químicas e biológicas de morangos in natura na safra de 2006, temas importantes que serão apresentados por Helio Satoshi Watanabe e Gabriel Bitencourt de Almeida, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), com ênfase na exigência dos consumidores da indústria de processamento de frutas.

Fagoni Calegario, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é a coordenadora do projeto. Ela explica que, desde a implementação do Programa, no início de 2006, a Embrapa Meio Ambiente e a Prefeitura da Estância de Atibaia contaram com as parcerias da Secretaria de Saúde e de Agropecuária e Abastecimento, que ofereceram total apoio ao programa PIMo na região. "A Secretaria de Saúde atuou principalmente com o Projeto Saúde e Segurança do Trabalhador Rural", enfatiza.

Nesse tema, que contou também com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foram realizados dias-de-campo para orientar e avaliar a saúde e segurança do trabalhador rural e a utilização adequada de agrotóxicos e EPIs (Equipamento de Proteção Individual). Fagoni esclarece que todas essas instituições desejam reunir forças para atuar em prol da produção agrícola sustentável e segura na região de Atibaia e Jarinu.

Conforme a pesquisadora, os tópicos dos cursos, seminários e dias-de-campo foram solicitados diretamente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o calendário e conteúdo da capacitação foram organizados de forma participativa com os produtores, para que eles pudessem aproveitar melhor. Foram discutidas a forma e a importância do preenchimento dos "Cadernos de Campo", a necessidade do manejo adequado do solo e nutrição das plantas, boas práticas na colheita e pós-colheita, manejo de pragas, métodos alternativos de controle de doenças, como a calibração de pulverizadores para diminuição da perda de agrotóxicos aplicados, dentre outros.

"Os produtores que aderiram à PIMo em Atibaia e Jarinu já estão registrando os procedimentos realizados em cadernos de campo", informa ela. Fagoni explica que os produtores que ainda não têm condições de anotar no caderno de campo, utilizam um sistema simplificado, na forma de calendário, chamado "diário de campo". Assim, salienta ela, "o procedimento de registro, indispensável para a rastreabilidade do produto está cada vez mais comum no grupo".

"O registro dos procedimentos foi a primeira grande mudança na cultura do morango na região", afirma a pesquisadora. "As demais mudanças no manejo da cultura, que irão levar a uma produção mais sustentável de morango, estão sendo realizadas a partir dos cursos de capacitação e pelas visitas dos técnicos às propriedades".

"Cada vez que o produtor realiza um curso, esperamos que ele leve o conhecimento para a roça e altere sua forma de trabalhar, buscando redução da utilização de agrotóxicos e inserindo técnicas alternativas para o controle de pragas e doenças, focando sempre a prevenção", conclui.

O Dia-de-Campo Manejo de Pragas, a ser realizado em 16 de agosto, irá orientar os produtores sobre a nutrição das plantas, no mesmo local. Este evento encerra o ciclo de treinamentos em PIMo.

Para o Seminário sobre Colheita e Pós-colheita na Produção Integrada de Morango (PIMo) de 9 de agosto há 50 vagas gratuitas. As inscrições podem ser feitas na Prefeitura da Estância de Atibaia, telefone (11) 4413-0888, com Adriana.

Cristina Tordin - DRT 28499Embrapa Meio Ambiente Tel: 19.3867.8708

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/