10/08/07 |

Globo Repórter mostra hoje resultados de pesquisa da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa será destaque pela segunda semana consecutiva no Globo Repórter. Nesta sexta-feira, dia 10 de agosto, pesquisas de três Unidades Descentralizadas farão parte do programa, que terá como tema "Campeões da Nutrição" (veja detalhes no endereço http://globoreporter.globo.com/). Na semana passada, trabalhos da Embrapa Pantanal e da Embrapa Gado de Corte fizeram sucesso na edição que revelou curiosidades e imagens inéditas do nosso Pantanal.

O programa desta sexta vai apresentar 12 alimentos mais saudáveis para os brasileiros. A equipe do Globo Repórter começou em junho a vasculhar novidades e trabalhos interessantes junto aos diversos institutos e empresas de pesquisa do país. O primeiro contato com a Embrapa foi feito no dia 21 de junho, quando a Assessoria de Comunicação Social (ACS) passou a articular com as Unidades resultados de pesquisa que pudessem ser mostrados no programa. Pesquisas de três Unidades - Embrapa Agroindústria Tropical, Embrapa Caprinos e Embrapa Milho e Sorgo acabaram sendo selecionadas pelo Globo Repórter, que poderão ser conferidas hoje à noite, após a novela das oito.

Caju

Uma das reportagens do programa será sobre a barra de caju, desenvolvida pela Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE). A barra de fruta concentra 90% da sua formulação a partir de derivados de caju - amêndoa, fibra do pedúnculo, mel de caju e óleo da amêndoa. O resultado é um produto com alto teor de vitamina C, seis vezes maior que a laranja e com o triplo do teor de proteína encontrado nas barras de fruta tradicionais. Além disso, é uma importante fonte de fibras e pode ser armazenada em temperatura ambiente por até um ano.

A matéria foi gravada com o pesquisador Antonio Calixto Lima, no Laboratório de Análise Sensorial da Unidade. Na ocasião, a equipe também gravou imagens de campo em Guanacés (CE), na propriedade do produtor Luiz Humberto, parceiro da Embrapa Agroindústria Tropical no projeto de Produção Integrada de Caju.

Milho fortificado

Outra atração será o milho biofortificado desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), que figura como uma das culturas agrícolas de melhor valor nutricional por dois fatores: melhor qualidade protéica e alto valor energético.

Desde a década de 1980 a Embrapa Milho e Sorgo vem desenvolvendo um programa de melhoramento para otimizar a qualidade protéica do milho. A variedade QPM BR 473, que será mostrada pelo Globo Repórter, têm a aparência e o sabor similares ao milho comum, mas com valores dos aminoácidos lisina e triptofano cerca de 50% maiores.

Os aminoácidos, segundo Maria Cristina Dias Paes, cientista de alimentos da Unidade, são essenciais para o metabolismo do corpo humano. "Eles são responsáveis pela constituição das proteínas, enzimas e de outros compostos. A lisina e o triptofano, especificamente, não são produzidos pelos seres humanos e devem ser ingeridos através da alimentação. Daí a importância destes compostos", explica.

A equipe do Globo Repórter abordou também o programa de biofortificação da cultura do milho, desenvolvido em parceria com organismos internacionais. Conhecido como HarvestPlus, o programa tenta suprir a dificuldade de suplementação de vitaminas e minerais em regiões sem infra-estrutura adequada para a distribuição de alimentos processados.

Na cultura do milho, resultados promissores foram mostrados pelo pesquisador Paulo Evaristo Guimarães: variedades de milho com altas concentrações de betacaroteno, precursor da pró-vitamina A, essencial para a formação dos ossos e uma boa visão. A equipe do Globo Repórter foi também até Funilândia-MG para mostrar uma comunidade que tem experiências positivas com o milho QPM, com o acompanhamento da Emater-MG.

Leite de cabra

O programa vai mostrar, ainda, pesquisa feita na Embrapa Caprinos (Sobral-CE), de enriquecimento de leite de cabra através de ração diferenciada. O programa vai enfocar o resultado do trabalho junto a uma creche da região.

Texto: Robinson Cipriano, Teresa Barroso e Guilherme VianaContato: (61) 3448-4363 - robinson.silva@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/