13/08/07 |

Parlamentares iranianos buscam cooperação técnica com a Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Parlamentares da Comissão de Agricultura, Água e Recursos Naturais da República Islâmica do Irã se reuniram nesta sexta-feira (10 de agosto) com a diretoria e pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para dar início a conversações sobre projetos de cooperação técnica à produção de alimentos. No encontro, realizado da sede da estatal, os iranianos adiantaram que buscam tecnologias como o cultivo protegido, controle biológico e biotecnologia.

De acordo com deputado Sayed Jasem Saedi (a esquerda na foto), presidente da comissão, as semelhanças climáticas entre o semi-árido brasileiro (área com cerca de 900 mil quilômetros quadrados na qual hoje a produção de uvas já é um sucesso) e as características territoriais do Irã (clima, solo) motivam o grupo a conhecer as tecnologias da Embrapa. Saedi e os colegas quiseram saber como se dá a bem-sucedida produção de grãos do Brasil e quais são as culturas em evidência nas regiões secas ou de chuvas escassas. "Sementes transgênicas e culturas às regiões áridas é o que precisamos", observou o deputado.

Outro tema de interesse dos iranianos é a aquicultura. Nesse sentido, os diretores-executivos Tatiana de Abreu Sá e Geraldo Eugênio de França explicaram aos parlamentares que a Embrapa tem trabalhos com o cultivo de camarão (de água salgada), seja com relação a melhoramento, reprodução ou alimentação. "E sempre com muita atenção aos impactos que essa atividade pode provocar nas regiões de cultivo", observou França.

Com sete centros de pesquisa no semi-árido brasileiro, nos quais uma ampla programação de pesquisa em parceria com instituições estaduais e universidades já proporcionaram resultados que mudaram a vida dos agricultores daquela região, a podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura iraniana, observou o chefe da Área de Relações Internacionais (ARI) da Embrapa, Elísio Contini.

Deva Rodrigues (MTB/RS 5297) Telefone (61) 3448-4113 E-mail: deva.rodrigues@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/