13/08/07 |

Embrapa lança software auxiliar no manejo da fertilidade do solo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O programa computacional NuMaSS 2.2 – Sistema de Apoio ao Manejo de Nutrientes do Solo (Nutrient Management Support System) vai ser lançado no Brasil no dia 14 de agosto, em Bragança, município da região nordeste paraense, durante evento de capacitação técnica promovido pela Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, uma das instituições colaboradoras em nível mundial no processo de desenvolvimento do software.

Licenciada para uso gratuito, a mais nova ferramenta auxiliar ao manejo de nutrientes e da acidez do solo contém uma extensa base de dados sobre fertilidade do solo de regiões tropicais da América Latina, África e Ásia. Os experimentos brasileiros foram realizados na Amazônia (Rondônia, Amazonas e Pará), na região dos Cerrados do Brasil Central e no Mato Grosso do Sul.

O software possibilita recomendações de calagem, adubação nitrogenada e fosfatada para culturas de interesse regional - prevenindo a aplicação excessiva ou deficiente de calcário e fertilizantes -, além de análise da viabilidade econômica das decisões dos produtores.

Entre as culturas elencadas no NuMaSS 2.2 estão mandioca, milho, feijão-caupi, feijão faseolus, amendoim, algodão, milheto, batata, sorgo, soja, inhame, arroz de sequeiro, trigo, pastagem, leguminosas e pupunha para produção de palmito.

"As práticas agrícolas do Nordeste Paraense – onde o solo se caracteriza por elevada acidez e limitações nutricionais – ganham destaque nesse primeiro treinamento destinado a técnicos extensionistas e produtores, que poderão ter acesso a uma ferramenta especialmente ajustada para recomendações de adubação e calagem na região", salienta o pesquisador da Embrapa Manoel da Silva Cravo, responsável por pesquisas para validação do software e também tradutor do NuMaSS 2.2 para o português.

O NuMaSS foi desenvolvido com a colaboração de uma rede internacional de instituições, por intermédio do Programa de Apoio à Pesquisa Colaborativa em Manejo de Solo, coordenado pelo pesquisador  Thomas Jot Smyth, da Universidade Estadual de Carolina do Norte (EUA), esta uma das instituições parceiras da Embrapa na realização do workshop (dias 14 a 16) juntamente com a Prefeitura Municipal de Bragança, da Agropecuária Milênio e da Agropecuária Brasil.

Izabel Drulla Brandão (MTb 1084/PR)Embrapa Amazônia OrientalContatos: (91) 3204 1200 - izabel@cpatu.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/