14/08/07 |

Sede da Embrapa Agroenergia terá lançamento de pedra fundamental

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na quarta-feira (15), a partir das 9h, no auditório da Embrapa, acontece o lançamento da pedra fundamental da nova sede da Embrapa Agroenergia. Estarão presentes o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Reinhold Stephanes; o secretário-executivo do MAPA, Silas Brasileiro; o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana; e o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães.

O terreno da nova sede, que fica ao lado da Embrapa Sede, foi cedido em regime de comodato pelo Governo do Distrito Federal (GDF). O lugar tem 11.000 m² e abrigará 1.200 m² de edificações, sendo 528 m² (44% da construção) divididos em cinco laboratórios. Além disso, estão previstas salas de pesquisadores, salas de reunião, salas de administração, biblioteca, ambiente de multimídia e tecnologia da informação e espaço cultural e de lazer. Os recursos para a realização da obra são oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Tesouro Nacional.

Projeto - O projeto da nova sede da Embrapa Agroenergia é funcional e baseado em idéias ecologicamente corretas, fruto de pesquisas dos arquitetos e engenheiros do Departamento de Recursos  Materiais (DRM) da própria Embrapa. Outro diferencial do prédio será a luminosidade natural, poupando assim energia convencional.

"O prédio será inteligente, bonito e moderno. Tudo será modular. Vamos usar conceitos ecologicamente corretos", explicou Frederico Durães. A construção deve começar ainda este ano. "Vamos iniciar os processos o mais breve possível para que os laboratórios estejam prontos entre seis a doze meses", avisou.

Embrapa Agroenergia - A Unidade foi criada em 2006 no contexto do Plano Nacional de Agroenergia (PNA), lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O foco são as quatro grandes plataformas propostas no PNA: etanol, biodiesel, florestas energéticas e resíduos. A unidade atua através de várias redes de pesquisa, envolvendo também pesquisadores de outras instituições, inclusive do exterior, nos arranjos tecnológicos, consolidando e ajudando a gerar conhecimento novo, e nos arranjos produtivos, contribuindo para o uso do conhecimento de maneira mais competitiva e eficiente possível.

Monalisa Pereira (DRT 1139/SC) Vitor Moreno (DRT 38057/SP) Assessoria de Comunicação Social – Embrapa Telefone: (61) 3448-4039 E-mail: vitor.moreno@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/