15/08/07 |

Ministro Stephanes destaca papel da Embrapa na produção em agroenergia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"O papel da Embrapa é fundamental para que o Brasil continue líder na produção de agroenergia". Essa foi a mensagem do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Reinhold Stephanes, aos chefes de unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Após o lançamento da pedra fundamental da nova sede da Embrapa Agroenergia, nesta quarta-feira (15) e durante a II Reunião de Chefes da Embrapa 2007, Stephanes falou sobre as novas responsabilidades da Empresa para colocar em prática a decisão do Governo Federal de manter o Brasil líder na produção de energia a partir do biodiesel e etanol.

Segundo o ministro, é preciso avançar na pesquisa para encontrar respostas sobre temas ainda não esclarecidos como a utilização de plantas na produção de biodiesel. "Temos ainda questionamentos sobre o biodiesel, não na extração ou produção do óleo, mas nas plantas", disse o ministro, ressaltando que somente será possível avançar, se a pesquisa der algumas respostas.

Nesse sentido, Stephanes cita a Embrapa como peça importante na formação de uma rede de pesquisas em Agroenergia que deverá ter a participação de universidades e instituições de pesquisas públicas e privadas. "A Embrapa tem competência para liderar e articular essa rede de pesquisa."  

Outro ponto abordado pelo ministro foi a decisão do Governo de se realizar o zoneamento agroclimático para cana-de-açúcar. "´É preciso identificar as áreas onde a cana pode ser plantada, e a participação da Embrapa também é importante nesse estudo. Para Stephanes, o zoneamento é imprescindível na medida em que a pressão internacional é cada vez maior em relação à exploração de florestas no Brasil. "Com isso, a idéia é criar critérios para um eventual selo de qualidade ou certificação sócio-ambiental para nos auto-limitarmos e no posicionarmos, em resposta à crítica internacional, apesar de o Brasil ser líder mundial em conservação de florestas."      Stephanes finalizou sua mensagem conclamando todos ao trabalho que, segundo ele, será árduo. "Agora é pensar no futuro. Com certeza o amanhã exigirá mais do que nos já foi exigido até o momento."

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br  

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/