15/08/07 |

Dia de Campo na TV mostra controle biológico da larva minadora

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Esta semana o Dia de Campo na TV discute o controle biológico da larva minadora dos citros. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, 17 de agosto, das 9h às 10h (horário de Brasília) pelo Canal Rural (NET/SKY) e parabólica, com reapresentação domingo, dia 19, às 8h, pelo Canal NBR/TV Nacional. A produção deste Dia de Campo na TV é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília – DF) em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (Cruz das Almas - BA), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Estudos em diversas regiões do mundo, inclusive no Brasil, têm demonstrado que o Ageniaspis citricola é o parasitóide mais eficiente no controle do minador-das-folhas-dos-citros (Phyllocnistis citrella).

Para combater a praga, pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical recomendam o uso do kit Ageniaspis, que pode ser feito pelo próprio produtor e tem índice de parasitismo de até 92%. "Existem hoje mais de 20 espécies de parasitóides do minador das folhas dos citros (MFC), sendo o A. citricola o mais eficiente", explica o pesquisador Antonio Nascimento. O controle químico do minador tem-se mostrado ineficiente e oneroso em países onde a praga já ocorre há mais tempo, uma vez que ataca brotações novas e a larva fica protegida dentro da folha.

A produção do parasitóide sobre P. citrella criado em mudas de limão cravo (Citrus limonia L. Osbeck) tem sido otimizada em razão da praticidade de manuseio das plantas cultivadas em "tubetes", demandando pouco espaço para criação do parasitóide, sendo possível monitorar seu desenvolvimento em laboratório, utilizando-se câmaras climatizadas e/ou pequenas salas de criação.

Na Bahia, foram montados dois laboratórios para criação e produção do Ageniaspis citricola, em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), um na Estação Experimental de Alagoinhas e o outro, na sede da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, em Cruz das Almas.  Além da EBDA, o trabalho teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

O Dia de Campo na TV é interativo. As dúvidas do público sobre a tecnologia apresentada são esclarecidas, ao vivo, por especialistas, a partir de perguntas recebidas durante o programa, pelo telefone 0800 648 1140 (ligação gratuita de telefone fixo), pelo fax (61) 3273-8949, ou ainda pelo endereço eletrônico diacampo@sct.embrapa.br.

Como sintonizar o programa:

Antena parabólica doméstica (Banda L, Freqüência 1220 Mhz); Recepção multiaberta (Banda C, Transponder 6A2, Polarização Horizontal, Freqüência 3930 Mhz). Pelo Canal Rural – NET, SKY e parabólica (Transponder 12A2, Polarização Horizontal, Freqüência 4171 Mhz).

Para aqueles que não puderem assistir ao programa, a Embrapa Informação Tecnológica disponibiliza cópias em DVD ou VHS que podem ser adquiridas pelos telefones: (61) 3340-9999 / 3448-4236, ou pela Livraria Virtual – www.sct.embrapa.br/liv/

Mais informações:

Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical www.cnpmf.embrapa.br Jornalista: Léa Cunha (DRT-BA 1633) Telefone: (75) 3621-8076 E-mail: leacunha@cnpmf.embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica www.sct.embrapa.br Jornalista: Jorge Macau (978/04/98/MA) Telefone: (61) 3448-4590 E-mail: diacampo@sct.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/