16/08/07 |

Comunidade Cujubim Grande é beneficiada com banco de sementes

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Visando criar alternativas agrícolas para a época de seca do Rio Madeira, a Embrapa Rondônia, em parceria com a Comunidade Cujubim Grande (Porto Velho/RO), está implantando, desde o início de agosto,  projeto de banco de sementes comunitário de quatro variedades de feijão-caupi. 

A estratégia de produção comunitária e bancos de sementes vêm sendo utilizada no Brasil e em outros países, como mecanismo de desenvolvimento de pequenas comunidades, diz o coordenador e técnico da Embrapa Rondônia, Calixto Rosa Neto.

Com a execução deste projeto, pretende-se difundir, salienta o coordenador, de forma participativa, tecnologias adequadas ao desenvolvimento do cultivo agroecológico de feijão-caupi, para que esta sirva de modelo às demais comunidades ao longo do rio Madeira.

No caso das comunidades ribeirinhas localizadas ao longo do Rio Madeira, o desenvolvimento dessas práticas dependerá da disponibilização de tecnologias adequadas às condições locais, principalmente no que diz respeito à obtenção de sementes apropriadas ao plantio e na condução das lavouras.

Durante seis meses no ano, o nível das águas do Rio Madeira baixa, trazendo à tona uma grande extensão de terras, as quais têm por característica a alta fertilidade, umidade constantemente próxima à capacidade de campo e isenção de propágulos de plantas daninhas. O cultivo dessas áreas dispensa o uso de adubação, irrigação e aplicação de herbicidas, salienta o pesquisador da Embrapa Rondônia Flávio França, favorecendo a prática da agroecologia, a um custo de produção consideravelmente baixo. Mesmo assim, esse imenso potencial tem sido subutilizado, haja vista o pequeno número de cultivos que são realizados nessas terras, por isso é importante que pesquisas sejam realizadas para desenvolver tecnologias adequadas à realidade local.

A seleção dessas quatro variedades foi feita pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio de ações participativas com a Comunidade, financiadas pelo Programa Fome Zero do Governo Federal, em  que os agricultores familiares executavam todas as etapas, sob a supervisão do Flávio França, desde o plantio até a colheita resultando na seleção dos materiais.

 Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR) Embrapa Rondônia Contatos: (69) 3225-9387Fax: (69) 3222-0409daniela@cpafro.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/