16/08/07 |

Livro identifica plantas daninhas em pastagem dos Cerrados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

"Plantas Daninhas de Pastagem na Região de Cerrados" é um guia prático de identificação de plantas invasoras de pastagem na região dos Cerrados que vai ajudar produtores, técnicos e estudantes na execução de seus trabalhos. Relaciona mais de cem plantas que podem causar danos à produção animal, com informações sobre distribuição geográfica, forma de controle, utilidade e levantamento das principais espécies.  

As plantas daninhas, também conhecidas como invasoras de pastagens, são um problema significativo no Brasil Central, onde a principal atividade econômica é a pecuária. Com grande capacidade de propagação (aumento de população) e persistência (capacidade de sobrevivência sob condições adversas), essa plantas possuem características indesejáveis que dificultam a lida no campo e o acesso dos animais à forragem.

Para atender a demanda por informações sobre plantas daninhas, a Embrapa Gado de Corte, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançou o livro "Plantas Daninhas de Pastagem na Região de Cerrados", de autoria de Arnildo Pott, Vali Joana Pott e Tênisson Waldow de Souza.

A obra relaciona cerca de cem plantas que podem causar danos à produção animal por serem tóxicas ou possuírem espinhos que ferem o homem e os animais causando danos no couro, infecções nas tetas e no prepúcio e ferindo a boca do gado.  A publicação traz ainda informações sobre a identificação das plantas, controle, utilidade e levantamento das principais espécies e a descrição do hábito das plantas, distribuição geográfica, formas de controle e utilidade.

O pesquisador Arnildo Pott  explica que as plantas daninhas são aquelas que crescem onde não são desejadas e podem ser nativas ou espécies que se propagam espontaneamente, sem cultivo. Ele afirma que é preciso conhecer as espécies daninhas antes de liquidá-las. "Existem plantas que são boas para a fauna e não atrapalham a pastagem e as que são medicinais, como por exemplo, o Alecrim do Campo, de fácil controle  mas considerado problema em solos férteis".

Cada uma das espécies descritas são ilustradas com fotos coloridas e com quadros que mostram a planta em detalhe e na pastagem. Além disso, as espécies foram agrupadas conforme o grau de importância, separadas por tarjas de cores diferentes na lateral da página, indicando se a planta é muito importante, se é tóxica para bovinos etc. Segundo Tênisson de Souza, responsável pela arte e edição eletrônica do livro, o trabalho foi desenhado de forma a facilitar o entendimento do leitor.

O livro, resultado de um projeto financiado pela Dow AgroSciences que levou cinco anos de pesquisas até ser concluído, é um guia prático de identificação de plantas invasoras de pastagem na região dos Cerrados que ajuda produtores, técnicos e estudantes na execução de seus trabalhos.

A publicação pode ser adquirida na área de Negócios Tecnológicos da Embrapa Gado de Corte e custa R$ 45,00 o exemplar. Pedidos podem ser feitos pelo telefone (67) 3368-2176 ou pelo e-mail: contato@livrariaespiral.com.br

 

 

Adriana Brandão (CE 01067 JP) – (67) 3368.2144

Eliana Cezar (DRT.15.410/SP) – (67) 3368.2142

Embrapa Gado de CorteContatos:(67) 3368 2144/2142 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/