21/08/07 |

Embrapa e MDA capacitam técnicos para cadeia do leite de todo o País

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) está desenvolvendo um projeto de capacitação de técnicos das empresas estaduais de assistência e extensão rural (sistema "ater") de todo o País . E as atividades do programa vão começar pela cadeia produtiva do leite, uma vez que os técnicos do ministério consideram a atividade leiteira como a principal para a agricultura familiar pela sua abrangência em todo o território nacional e capacidade de geração de emprego. Para isso, foi formalizada uma parceria com a Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora–MG), que estará no centro da organização da informação tecnológica para o sistema produtivo

O trabalho começou no dia 20.  Cinqüenta e quatro técnicos, dois de cada estado do Brasil, estão reunidos até o dia 24 na Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG) e no Campo Experimental de Coronel Pacheco. Foram indicados pelas empresas estaduais profissionais que já têm experiência na atividade leiteira. Após o treinamento, eles atuarão como articuladores/multiplicadores da cadeia produtiva do leite em seus estados. A expectativa é de capacitar cerca de seis mil extensionistas em todo o País.

Nesta primeira etapa, será realizado o nivelamento de conhecimentos sobre os diversos aspectos da atividade, como melhoramento animal e vegetal, reprodução, produção de forragens, alimentação, manejo e qualidade do leite. De acordo com o supervisor do Núcleo de Treinamento em Bovinocultura Tropical (Nutre), da Embrapa Gado de Leite, Fábio Diniz, o último dia do encontro será elaborado um documento sobre as necessidades de capacitação da cada região do País.

Além dos extensionistas de cada estado, foram convidados 14 pesquisadores de diversas unidades da Embrapa que vão contribuir para a harmonização do processo de disseminação da informação. "Embora sejam trabalhos distintos e realidades diversas trata-se de uma sintonia fina, que vai apontar solução para as restrições ao desenvolvimento da cadeia láctea nacional", acrescentou o pesquisador Carlos Alberto dos Santos.

Para o chefe-geral, Paulo Martins, o projeto significa a reativação da extensão rural como política de governo, o  que vai trazer resultados em médio e curto prazos, pois será um processo contínuo e de multiplicação de capacidades. "Muito nos honra o fato de a Embrapa ser a geradora de conhecimento a ser difundido para os 27 estados", observou.

Marcos La FalceAssessoria de ComunicaçãoEmbrapa Gado de LeiteRua Eugênio do Nascimento, 610-Dom BoscoCEP 36038-330 Juiz de Fora (MG)(32) 3249 4719mlafalce@cnpgl.embrapa.br

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/