21/08/07 |

Angola propõe cooperação técnica com a Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A visita da comitiva da Angola à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), nesta terça-feira (21), rendeu bons resultados. A missão composta por doze angolanos e liderada pelo vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural do país, Zacarias Sambeny, propôs à Embrapa cooperação técnica para a constituição de um centro de pesquisa agropecuária em Angola.

Segundo Zacarias, por ser líder em tecnologia para agricultura tropical, a Embrapa é a empresa ideal para apoiar na constituição de um centro de pesquisa. "Nosso objetivo é estreitar o relacionamento com o Brasil e buscar a experiência do país, por meio da Embrapa, em tecnologias desenvolvidas para agricultura tropical, como é a nossa". Ele afirmou ainda que esta é a possibilidade de restituição das capacidades agrícolas do país que passou por 30 longos anos de guerra. "Acreditamos que o caso de sucesso da Embrapa vai nos ajudar a nos tornarmos também uma instituição de êxito", comentou.

De acordo com o chefe da Assessoria de Relações Internacionais da Embrapa, Elisio Contini, os conhecimentos deverão ser adaptados à realidade do país africano. "A idéia é transmitir nossa experiência, oferecendo programas de capacitação de recursos humanos, propostas de centros e programas de pesquisa, enfim, componentes que ofereçam um sistema forte de pesquisa."

Para o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, a cooperação com a Angola vai ao encontro da política externa do Governo Federal de colaborar com o desenvolvimento dos países da África. "A Angola e o Brasil apresentam muitas afinidades como a língua e a cultura e como se encontram no mesmo hemisfério e na mesma linha de latitude, a transferência de tecnologia, neste caso se torna mais fácil, e assim, poderemos ajudá-los mais rapidamente." Crestana explicou que os dois países apresentam uma agenda de cooperação muito vasta, passando pela pesquisa e indo até a transferência de tecnologia.

Durante a visita, ficaram acertados para a próxima semana os ajustes finais para a elaboração dos termos do memorando de entendimentos entre as duas instituições. A comitiva vai aproveitar para conhecer algumas unidades da Empresa, como a Embrapa Recursos Genéticos (Brasília-DF), Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Embrapa Cerrados (Brasília-DF) e Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), além de outros órgãos como o MAPA, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal e de Minas Gerais (EMATER), entre outros.   Colaborar com o desenvolvimento da África por meio da pesquisa é mais uma ação de internacionalização da Embrapa. Na próxima segunda-feira (27) está prevista visita à Embrapa da comitiva do Ministério da Agricultura da Nigéria  para conhecer o sistema de pesquisa agrícola brasileiro.

Juliana Freire (MTb 3053/DF)Contato: (61) 3448-4039juliana.freire@embrapa.br

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/