22/08/07 |

Embrapa participará de evento internacional sobre mudanças climáticas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O diretor-presidente Silvio Crestana recebeu na terça-feira ( 21) a senadora Serys Slhessarenko (PT/MT) e Adam Matthews, representante da Globe International, que vieram tratar da realização do Fórum de Legisladores sobre Mudanças Climáticas do G8 + 5, previsto para ocorrer em fevereiro de 2008 em Brasília (DF).  Slhessarenko e Matthews explicaram que o Fórum dará continuidade às discussões que já vêm sendo promovidas visando soluções para as questões relacionadas ao meio ambiente. O primeiro encontro deste ano aconteceu em fevereiro passado, em Washington, Estados Unidos, e o segundo, na véspera da reunião do G8 em Berlim, em junho último. Para o Fórum de fevereiro de 2008, a Embrapa foi convidada como participante e como parte da comissão de organização do evento.

Silvio Crestana agradeceu o convite e manifestou o interesse da Embrapa em colaborar. "Mudanças climáticas estão inseridas na nossa agenda, por razões científicas, e também fazem parte da política externa do Governo Federal, pois o país tem interesse em ocupar posição nas discussões ligadas ao tema", lembrou Crestana. Disse que o Brasil é um dos maiores produtores agrícolas, mas também marca posições sobre assuntos relacionados à biodiversidade. "Mostramos que é possível conciliar o aparente contraditório", afirmou o diretor-presidente.

Silvio Crestana assumiu o compromisso de contribuir para o sucesso do Fórum, mobilizando pesquisadores para palestras sobre o tema e competências que possam estar voltadas ao apoio logístico e técnico do evento, entre outras ações. Indicou os chefes da Assessoria de Relações Internacionais (ARI), Elísio Contini,  e da Assessoria de Relações Nacionais (ARN), Moacyr José Vaz de Sousa, como interlocutores da Embrapa junto à comissão.

O Globe International, representado por Adam Matthews, é um fórum consultivo de parlamentares criado em 1989, na Inglaterra, para discussões entre parlamentares e a sociedade civil na busca de soluções na área de meio ambiente. É uma das instituições responsáveis pela organização do evento de fevereiro de 2008.  O Fórum de Mudanças Climáticas envolve parlamentares do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Canadá, Itália e Rússia) e do Brasil, Índia, China, África do Sul e México, os cinco maiores países em desenvolvimento.

A comitiva brasileira é formada pelos senadores Renato Casagrande (PSB/ES) e Cícero Lucena (PSDB/PB) e pelos deputados Antonio Palocci (PT/SP) e Augusto Carvalho (PPS/DF), além da senadora Serys Slhessarenko (PT/MT). Adam Mathews veio da Inglaterra para tratar da realização do Fórum. Visitas estão sendo feitas a várias instituições consideradas estratégicas para a realização do evento, como a Embrapa.

Marita Féres Cardillo MTb 2264 DFAssessoria de Comunicação SocialContatos:(61) 34484113marita.cardillo@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/