22/08/07 |

Oeste paulista quer apoio da pesquisa da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O desenvolvimento do agronegócio da região do Oeste Paulista esteve em pauta na agenda do diretor-presidente Silvio Crestana na tarde de ontem (terça-feira, 21). O deputado Antônio Adolpho Lobbe Neto (PSDB/SP), acompanhado do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Presidente Prudente (SP), Ricardo Nakaya (representando o prefeito do município, Carlos Bianchardi), do presidente do Sindicato Rural de Presidente Prudente, Jacob Tosello Júnior, e do representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural daquela cidade paulista, Cláudio Reis, esteve na Embrapa para discutir as possibilidades de avanço da agricultura e da pecuária na região.

As características da região, entre elas a ascensão do setor sucro-alcooleiro, foram apresentadas ao diretor-presidente da Embrapa. Preocupados com as possíveis decorrências  do avanço da monocultura da cana, os visitantes mostraram-se interessados na diversificação do setor produtivo e no investimento no binômio energia-alimentos (biodiesel-grãos). Para essa diversificação, o deputado lembrou a necessidade de pesquisas. Aventou a possibilidade de instalação de uma unidade de pesquisa da Embrapa na região.

Crestana  colocou a Embrapa à disposição para contribuir para o avanço  do agronegócio local. Sugeriu a idéia de investir em arranjos produtivos locais, aproveitando as características da região, contando com suas potencialidades e envolvendo os atores regionais, estaduais e municipais ligados ao setor. A empresa disponibilizará tecnologias e  informações para facilitar o ajuste do setor produtivo local à economia do conhecimento.

A região de Presidente Prudente abriga grandes frigoríficos. São dois milhões de cabeças de gado movimentando a economia local. A região enfrenta alta incidência de veranicos e uma das prioridades é encontrar alternativas às culturas de ciclo curto. O sistema lavoura-pecuária e a silvicultura energética estão também na pauta das discussões.

Um grupo de trabalho, com a participação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e de representantes do governo estadual, entre outros, será formado. Um workshop deverá ser programado para final de setembro com o objetivo de elaborar  um plano de desenvolvimento para a região.

Marita Féres Cardillo – 2264 DFmarita.cardillo@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/