22/08/07 |

Técnicas para fabricar filmes orgânicos nanoestruturados serão discutidas na Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As técnicas  mais empregadas para fabricar filmes orgânicos nanoestruturados e suas aplicações para vários  sensores fazem parte da discussão da terceira palestra do ciclo de colóquios a ser realizada pelo pesquisador do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) São Carlos, Osvaldo Novais de Oliveira Jr,  nesta quinta-feira, às 16 horas, na Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

O pesquisador lembra que o controle molecular das propriedades de materiais nanoestruturados vem permitindo produzir dispositivos cada vez mais sofisticados.  "No que tange  a sensores,  sabe-se hoje que a sensibilidade pode ser aumentada consideravelmente se as unidades sensoriais forem compostas por filmes  ultrafinos". Oliveira Jr. explica que quando se empregam medidas elétricas, em particular, a alta  sensibilidade  está associada a efeitos de interface,  como é o caso da língua eletrônica, tecnologia desenvolvida pela Embrapa Instrumentação Agropecuária em parceria com a USP para avaliar a qualidade de bebidas.  

Na palestra, o pesquisador diz que merecerá destaque a possibilidade de usar unidades sensoriais com capacidade de reconhecimento molecular, principalmente para biossensores. O reconhecimento molecular permite não só maior sensibilidade,  mas também confere seletividade aos sensores.  Por fim, serão discutidas abordagens de tratamento de dados, especialmente aqueles que exploram técnicas de aprendizado  de máquina e visualização de informações,  em que o objetivo é correlacionar as medidas elétricas com indicadores de qualidade das substâncias analisadas pelos sensores.

  O ciclo de colóquio é promovido com a proposta de debater e realizar discussões no âmbito de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  (PD&I) com pesquisadores de alto nível em temas importantes para o agronegócio brasileiro e a Embrapa Instrumentação Agropecuária, responsável pela organização do evento. As palestras, num total de 13,  serão realizadas semanalmente, às quintas-feiras, até outubro, e contemplam áreas da ciência como a nanotecnologia, agroenergia,  pós-colheita, qualidade de alimentos, mudanças climáticas/aproveitamento de resíduos, agricultura de precisão, agricultura em pequena escala, cultivo protegido, micro e nanoeletrônica no agronegócio, heveicultura, agricultura tropical e inovação tecnológica. Entre os palestrantes estão o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, o diretor do Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA), Jacobus W. Swart, e o ex-reitor da ESALQ/USP, Adholfo J. Melfi.

As palestras são gratuitas, abertas a todos os interessados e serão realizadas no anfiteatro Sergio Mascarenhas da Embrapa Instrumentação Agropecuária, localizada na Rua XV de Novembro, 1452- Centro.

Joana Silva -  19554Embrapa Instrumentação Agropecuária(16) 3374 2477 / 9994 6160

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/