23/08/07 |

Governador Arruda visita mini usina de biodiesel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O governador do Distrito Federal José Roberto Arruda visitou, na quarta-feira( 22 ), a mini usina de biodiesel desenvolvida pela Embrapa e pela Universidade de Brasília (UnB). "Essa tecnologia pode mudar a vida de pequenos agricultores de Brasília", disse o governador para quem o equipamento pode gerar importante impacto econômico.

A opinião é compartilhada pelos secretários da Agricultura, Wilmar Luis da Silva, e de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas Ferreira. Ambos integraram a comitiva de Arruda em visita à sede da Embrapa (Brasília/DF), cuja programação foi iniciada com a assinatura de protocolo de intenções para criação de parque tecnológico no DF, em parceria com a Embrapa e a UnB.

Para o secretário Ferreira, "a mini usina é uma excepcional alternativa para o homem do campo". Disse estar entusiasmado com a possibilidade de terem ao menos uma linha de ônibus da cidade rodando com combustível gerado pelo equipamento a partir da soja produzida no DF. O secretário da Agricultura disse que está sendo estudada a possibilidade de a mini usina ser testada no Assentamento Três Conquistas, em Goiás, "oferecendo oportunidade de geração de emprego e renda".

 Sucupira – Durante a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para criação do parque tecnológico, o diretor presidente da Embrapa Silvio Crestana lembrou que um quarto do capital humano da Empresa encontra-se na Capital Federal - que agora, com ajuda da Embrapa, deverá receber um parque tecnológico para abrigar empresas de biotecnologia e agronegócios.

O parque deverá ser instalado em área de propriedade do Ministério da Agricultura, próxima àquela em que a Embrapa Transferência de Tecnologia mantém uma Unidade de Produção que já desempenha importante papel para o setor agropecuário da Região Centro-Oeste. Ali são produzidas sementes básicas para licenciamento de cultivares geradas por dez programas de melhoramento da Embrapa.

A unidade é a responsável pela produção de 98% das sementes básicas de trigo que abastecem os produtores do Centro-Oeste. Entre as cultivares de trigo estão a BRS 254 e a BRS 264, desenvolvidas especialmente para a região pela Embrapa Trigo e pela Embrapa Cerrados, respectivamente.

A Fazenda Sucupira funciona numa área de 500 hectares, localizada no Km 03 da Estrada Parque Contorno Taguatinga/Gama, onde são produzidas também mudas e sementes de cevada, fruteiras, milho, soja e  sorgo.

Jornalista Valéria Costa – MTb. 15533/59/32 – SPEmbrapa Transferência de TecnologiaContato: 61 3448.4510 valeria.costa@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/