24/08/07 |

Gestão de resíduos é tema de Workshop em Ribeirão Preto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O contexto atual aponta para a necessidade da gestão dos resíduos. Com esta finalidade será realizado na FAAP em Ribeirão Preto, SP, em 30 de agosto a partir das 19 horas, o Workshop "Gestão de Resíduos na Agricultura e na Agroindústria", promoção conjunta da Facioli Consultoria, da Fundação Armando Álvares Penteado e da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.

Maurílio Biaggi Filho, conselheiro da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal fará a abertura do evento, seguido do pronunciamento do presidente da Unica, Marcos Sawaya Jank. Após serão proferidas as palestras 'Aproveitamento de resíduos da indústria sucroalcooleira', por Eloísa Jendiroba, do Centro Universitário Barão de Mauá e 'Uso agrícola do lodo de esgoto', pela pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente, Adriana Marlene Moreno Pires.

Na ocasião haverá também a divulgação do livro Gestão de Resíduos na Agricultura e Agroindústria, organizado pelo chefe-geral da Embrapa Meio Ambiente, Claudio Spadotto e pelo docente da Universidade de São paulo (USP), Wagner Ribeiro, publicado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), vinculada à Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA da Unesp – Universidade Estadual Paulista (campus de Botucatu, SP) e lançado em março deste ano.

Spadotto explica que a indústria sucroalcooleira gera aproximadamente 320 bilhões de litros de vinhaça por safra agrícola. Além disso, são 88 milhões de toneladas de torta de filtro, que é um outro resíduo produzido pelo setor sucroalcooleiro, e 92 milhões de toneladas anuais de bagaço. "São números grandiosos que apontam para a efetiva necessidade de gestão desses resíduos", reforça ele. "No Brasil temos alguns exemplos de sucesso, inclusive na própria indústria sucroalcooleira, que hoje utiliza a vinhaça e a torta de filtro nas lavouras de cana e o bagaço na geração de energia elétrica".

No entanto, ele diz que "a gestão não se faz apenas após a geração do resíduo. É importante racionalizar as atividades para que sejam gerados menos resíduos". Segundo ele, o livro aborda muito bem esta questão em seus diferentes capítulos, tratando de geração, uso, destino e possíveis impactos dos resíduos.

O livro - Além de editor técnico, Spadotto escreveu em parceria com o pesquisador Marco Antonio Ferreira Gomes, também da Embrapa Meio Ambiente, o capítulo "Resíduos de Agroquímicos no Ambiente". O livro conta também com a participação dos pesquisadores da mesma Unidade, Adriana Marlene Moreno Pires e Wagner Bettiol em três capítulos: "Impacto Ambiental do uso agrícola de composto orgânico: controle da qualidade ambiental e informatização"; "Metais pesados em solos tratados com lodo de esgoto"; e "Impacto ambiental do uso agrícola do lodo de esgoto".

Ele enfatiza que no livro também existem algumas novidades, direcionadas inclusive para o pequeno produtor, como a questão da compostagem, com algumas técnicas que melhoram a eficiência do processo, e o uso do lodo de esgoto. "São contribuições simples, mas que ajudam a resolver o problema do pequeno produtor. A obra ainda oferece uma visão sistêmica e integrada, mostrando aspectos relacionados ao meio urbano", informa.

Voltada para docentes, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais ligados ao meio ambiente e indústrias, o livro com 319 páginas é composto por uma coletânea de textos que tratam de temas atuais como produção, reaproveitamento, reciclagem, tratamento, aproveitamento industrial e agropecuário de resíduos sólidos, escritos por renomados especialistas ligados a instituições como Unesp, USP, Embrapa (Unidades de Pesquisa Informática Agropecuária; Instrumentação Agropecuária; e Meio Ambiente) Instituto Agronômico (Campinas, SP) Unicamp, Centro Universitário Barão de Mauá, Ceagesp, Fundação Florestal, Ecoplana e Bioland Ltda. Também são abordadas questões de saúde e gestão ambiental para fins agropecuários. Está à venda por R$60,00 pelos telefones: (14) 3882-6300 e (14) 3882-7373. O e-mail de contato é fepaf@fca.unesp.br .

ServiçoFAAP Ribeirão PretoRua Marcelo Sarti, 100, esquina com Av. IndependênciaRibeirão Preto, SPTel.: (16) 3913-6300E-mail: posrp.secretaria@faap.br

Jornalista: Eliana Lima - DRT 22.047/SPEmbrapa Meio Ambiente

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/