27/08/07 |

Embrapa acerta participação no Proaf

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A diretoria da Embrapa recebeu na sexta-feira (24/08) uma comitiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Na pauta da reunião, estava a articulação e participação da Empresa no Programa de Agroecologia Familiar (Proaf), cujo objetivo é desenvolver a agricultura orgânica familiar e garantir capacitação e oportunidades comerciais para pequenos produtores rurais. O programa tem à frente a Fundação Lyndolpho Silva, entidade de caráter técnico-científico instituída pela Contag e a Embrapa.

"A proposta do programa é discutir e capacitar os trabalhadores dentro de uma visão agroecológica, de melhor convivência com o meio ambiente e de preservação de recursos naturais", explica o presidente da Contag, Manoel Silva. Além disso, o Proaf se propõe a auxiliar os pequenos produtores na comercialização desses produtos. "O programa também leva em conta a organização coletiva desses trabalhadores para produzir e o processo de comercialização, discutindo consumo interno e a comercialização dos excedentes dessa produção", reforça.

O diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, demonstrou interesse em tornar a participação da empresa mais efetiva. "A importância da agricultura familiar para a Embrapa é muito grande, tanto que nós temos um macroprograma de pesquisa dedicado a esse segmento da agricultura, que tem suas características próprias, específicas. Nós reconhecemos isso e estamos dando essa atenção especial", explicou. O papel da Embrapa no Proaf seria de transferência de tecnologia e de pesquisa.

Pela agenda de trabalho definida no encontro, será agendada uma reunião entre os coordenadores da Embrapa e do Proaf das cinco regiões onde o programa já está instalado, além de representantes das federações estaduais de trabalhadores. A partir daí, será definido o plano de trabalho e se a cooperação da Embrapa será apenas técnica ou técnica e financeira. "Nós estamos começando a fazer as coisas acontecerem, que é o que interessa", disse Crestana.

Dentre outros parceiros, o Proaf conta com aportes financeiros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Vitor Moreno - DRT 38057/SPAssessoria de Comunicação Social – EmbrapaTelefone: (61) 3448-4039E-mail: vitor.moreno@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/