27/08/07 |

Produção Integrada junto ao consumidor é tema de debate

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na próxima segunda-feira, 27 de agosto, à tarde, antecedendo a abertura oficial do IX Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas e do I Seminário sobre Sistema Agropecuário de Produção Integrada, os 39 coordenadores dos Projetos de Produção Integrada (PIN) no Brasil estarão reunidos. Este ano, o debate, além das tradicionais questões em torno das normas de produção, terá um novo enfoque: a necessidade da promoção da PIN junto aos consumidores.

Segundo o coordenador geral de Sistemas de Produção Integrada e Rastreabilidade da Cadeia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Carlos Bhering Nasser, a troca de informações técnicas e experiências sobre os projetos que estão há mais tempo implantados, como meio para fomentar o avanço das novas iniciativas, é o mais importante do encontro. "A maçã é um ótimo exemplo, por ser a nossa veterana, mas é preciso muito intercâmbio de informações para subsidiar projetos nas áreas de horticultura, grãos e de produção animal, como bovinocultura de leite, ovinocultura ou mesmo apicultura, e também outros projetos que ainda nem começaram", comenta.

Destaque no debate para a recente experiência coordenada pela pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves-RS) Rosa Maria Valdebenito Sanhueza, que, no período de 14 de março a 13 de maio de 2007, em parceria com a Embrapa Clima Temperado (Bagé-RS), Embrapa Uva e Vinho,  Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sebrae-RS, Inmetro, Rasip Agropastoril, comercializou de forma diferenciada maçãs da Produção Integrada na rede de Supermercados Apolo e Super Cesa, na Serra Gaúcha. "O objetivo agora é conscientizar o consumidor de que ele pode exigir uma fruta diferenciada. O resultado da nossa ação-piloto foi surpreendente, e indica que este é o caminho a seguir", enfatiza a pesquisadora.

O Sistema de Produção Integrada de Frutas (PIF), coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), conta com a participação de aproximadamente 500 instituições públicas e privadas, destacando-se a participação de instituições do Sistema Brasileiro de Pesquisa e Extensão Rural, CNPq, Inmetro, universidades, Sebrae, Senar, Ceagesp, associações de produtores, cooperativas e certificadoras, entre outros. Já atingiu a consolidação de 14 espécies frutíferas, em 16 Estados, estando em andamento 23 projetos de fruticultura.

O IX Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas e I Seminário sobre Sistema Agropecuário de Produção Integrada é realizado pela Embrapa Uva e Vinho, vinculada ao Ministério da Agricultura, em uma realização da própria Embrapa Uva e Vinho, Embrapa Clima Temperado, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Epagri, Capes, Sociedade Brasileira de Fruticultura, CNPq e UFRGS. Conta com o apoio de Agapomi, ABPM, Sebrae, Inmetro e da Fundação Pró-Sementes.

Alguns números interessantes - Do total da área de maçã cultivada na região sul do Brasil, 30% está certificando PIF, já no Vale do São Francisco, 36% da área total cultivada com videiras e 35% da área total de produção de manga estão sob regime de Produção Integrada. Com a adoção da PIN, também se constatou um aumento de emprego e renda na ordem de 3,0%; diminuição dos custos de produção nestas culturas de 40,0% (em fertilizantes); redução da aplicação de agrotóxicos e de resíduos químicos; melhoria do meio ambiente, da qualidade do produto consumido, da saúde do trabalhador rural e do consumidor final. Mais informações no endereço http://www.cnpuv.embrapa.br/eventos/pif2007

 Viviane Zanella Bello FialhoFone: 54-3455-8084E-mail: viviane@cnpuv.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/