27/08/07 |

Ministro da Pesca abre 1º Congresso de Peixes Nativos em Dourados

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A partir de amanhã, dia 28, Dourados-MS, sediará o 1º Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos de Água Doce e o 1º Encontro Estadual de Piscicultores, na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A palestra de abertura será ministrada pelo ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR), Altemir Gregolin. Mestre em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, Gregolin fará um panorama da piscicultura no Brasil. Para ele, o país necessita de pesquisas sobre ordenamento, monitoramento e zoneamento da aqüicultura; estabelecimento de boas práticas e manejo e sanidade de organismos aquáticos.

Em audiência recente com o presidente da Embrapa, Silvio Crestana, Gregolin confirmou a intenção de assinar um acordo de cooperação entre os dois órgãos para financiamento de novas pesquisas e trabalhos, principalmente com aqüicultura.

O Congresso terá também a presença de renomados especialistas do país e da América Latina, que abordarão boas práticas de manejo, produção de espécies nativas, tecnologia e processamento, aproveitamento de resíduos, melhoramento genético, nutrição e sanidade de espécies nativas, dentre outros temas.

De acordo com o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste e presidente da comissão organizadora, Mário Artemio Urchei, o Congresso ainda não começou, mas os números já superaram as expectativas. "Até o momento, temos, aproximadamente, 420 pessoas inscritas, isso só valida o Congresso, que veio para viabilizar a cadeia produtiva do peixe".

Além dos inscritos, serão apresentados 106 trabalhos científicos, divididos em linhas de pesquisas: fisiologia, genética, larvicultura e alevinagem, nutrição e alimentação, qualidade da água e impactos na piscicultura, reprodução, sanidade e tecnologia e processamento do pescado.

Com promoção da Sociedade Brasileira de Aqüicultura e Biologia Aquática (Aquabio), da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap/PR) e da Embrapa e realização da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS) e Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), o evento tem a parceria e o apoio de diversas instituições, entre universidades, associações, empresas privadas, cooperativas e governos municipal, estadual e federal.

Cursos – paralelamente às ações do Congresso serão oferecidos três cursos, com carga horária de oito horas e vagas limitadas.

Nos dias 29 e 30, a comunidade pode ter acesso aos cursos de "Sistemas de produção de pintado e pacu", com Alexandre Carvalho Wakatsuki; "Gerenciamento da Piscicultura", com o João Campos e "Manejo de Produção de Tilápia e Catfish", com José Américo Boscaine (tilápia) e Juan Ramon Esquivel Garcia (catfish).

Maiores informações: Embrapa Agropecuária Oeste, (67) 3425-5122, ramal 209.

Jornalista: Dalízia Aguiar - DRT/MS 28/03/14Contatos: (67) 3425-5122 r.: 180 - dalizia@cpao.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/