27/08/07 |

Expointer 2007: Começa agenda técnica com palestra sobre intercâmbio e quarentena

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Começou na manhã de hoje (27 de agosto), na Expointer 2007, em Esteio, no Rio Grande do Sul, com a palestra do técnico Marcos Carlos, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a série de debates, palestras e apresentações de painéis abordando os mais diferentes temas de interesse do produtor rural do Sul do País.

Em sua palestra Marcos Carlos abordou a importância do intercâmbio e da quarentena vegetal para o agronegócio brasileiro e apresentou os principais resultados dos trabalhos realizados na sua Unidade. Só no ano passado aproximadamente 680 pragas foram detectadas e identificadas em material biológico intercambiado ou em commodities agrícolas interceptadas pelo MAPA. Desse total, 30 eram pragas exóticas.

Na última década e, principalmente no último ano, o Planeta vive uma verdadeira revolução em termos de preservação do meio ambiente em face da erosão da biodiversidade, mudanças climáticas e do aumento significativo da população humana. Acompanhando essas tendências, a Embrapa aposta no desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados para as ameaças e perigos sanitários, tendo como foco as mudanças climáticas e a erosão da biodiversidade.

O impacto econômico provocado por organismos exóticos passou a receber atenção especial dos governantes e do segmento acadêmico. Esses problemas, tratados como questões ambientais em "estado de dormência", tornaram-se problemas econômicos e ambientais sérios na atualidade, com os impactos e ameaças das últimas décadas. Produtores, processadores, consumidores e ambientalistas estão buscando meios de se proteger e se aprofundar nos assuntos de intercâmbio comercial, na cadeia alimentar e na sustentabilidade agropecuária e ambiental.

Até o final da Expointer, no dia 2 de setembro, técnicos da Embrapa estarão à disposição, na Casa da Tecnologia (local onde o MAPA reúne suas vinculadas) para sanar dúvidas nesse e em outros aspectos relacionados às tecnologias em exposição no evento. No dia 30 de agosto, a Embrapa lançará seis produtos, entre cultivares de pêssego, de aveia, de centeio e de azevém, além de publicações, todos para uso no Sul do Brasil.

Mais informações:Jornalista: Edvalson B. SilvaTelefone: (51) 3473-8339 / (61) 9964-2424E-mail: mocoin@cenargen.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/