28/08/07 |

Expointer: potencialidades e limitações para produzir etanol no RS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A produção das lavouras de cana-de-açúcar no Rio Grande do Sul deverá, pelo menos, manter a média de produtividade que represente ganhos tecnológicos e econômicos. Ou seja: a média nacional de produtividade de 80 toneladas de cana por hectare. Fatores como esse, que podem ser limitantes quando se trata de mercado internacional, bem como as boas oportunidades do biodiesel serão o foco da palestra do chefe-geral da Embrapa Agroenergia (Brasília-DF) – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Frederico Durães, nesta terça-feira (29 de agosto), na expointer 2007, em Esteio (RS).

De acordo com Frederico os produtores gaúchos deverão estar atentos aos resultados de pesquisa registrados nos últimos sete anos, que apontam os ganhos médios nas lavouras de cana para produção de etanol. Para tanto, o mapeamento das regiões do Rio Grande do Sul – não apenas sobre solo, mas considerando também exigências hídricas e térmicas – aptas ao plantio de cana-de-açúcar é a alternativa para evitar problemas futuros.

Ele diz que municípios com temperaturas médias menores do que 14 graus centígrados têm fatores limitantes. "Mesmo em se tratando de uma produção para abastecer o mercado local, deve haver precauções", observa o pesquisador ao comentar que sem obter a produtividade média nacional fica difícil pensar em mercado internacional para o etanol. Segundo Frederico Durães regiões como o Litoral Norte, o Médio Alto Uruguai são apropriadas à produção de cana.

Nas terras gaúchas, produzir biodiesel a partir de culturas como soja, canola, girassol ou mamona pode atender perfeitamente às necessidades do Brasil, na avaliação de Frederico Durães. A Embrapa, inclusive lança na quinta-feira (30/08) uma publicação sobre o zoneamento agroclimático para a mamona no Rio Grande do Sul. A palestra de Frederico Durães começa às 10hs30min desta quarta-feira, no auditório da Casa da Tecnologia, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Jornalista Deva RodriguesTelefone: (51) 3473-8339/ celular (61) 9964-2424e-mail: deva.rodrigues@embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/