29/08/07 |

Gergelim tem dia-de-campo em Mogeiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A cultura do gergelim  será tema de mais um dia-de-campo promovido pela Embrapa Algodão (Campina Grande - PB), a Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília-DF), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Mogeiro e com a EMATER-PB. O evento ocorre  dia 31 de agosto, sexta-feira, na Unidade Demonstrativa do Agronegócio do Gergelim na Comunidade de Areal, no município de Mogeiro (PB), a partir das  8 horas.

Dividido em cinco momentos, o dia-de-campo vai abordar inicialmente questões relacionadas ao sistema de cultivo, com explanações da pesquisadora Nair Helena e dos técnicos Isaias Alves e Felipe Guimarães. Noutro momento, os agricultores presentes receberão informações sobre  os aspectos econômicos da cultura, dadas pelos especialistas Joffre Kouri e Dalfran Vale.

Segundo os pesquisadores, o aproveitamento alimentar do gergelim também será discutido, com informações do pesquisador Paulo de Tarso Firmino. A escolha correta da cultivar para um determinado ambiente e sistema de produção é de grande importância para a obtenção de uma boa produtividade.

"Além disso, é comum os produtores de gergelim reutilizarem suas próprias sementes, essa prática provoca prejuízos, coma a proliferação de doenças, depreciação comercial dos produtos, além da perda de produtividade e uniformidade. Por meio do programa de melhoramento genético do gergelim da Embrapa Algodão já foram desenvolvidas quatro cultivares comerciais", diz a pesquisadora Nair Helena.

Ela diz que no Nordeste, a comercialização do gergelim é bastante pulverizada e de difícil organização, principalmente por ser proveniente de pequenos agricultores, que concentram a maior parte da produção. "Nessa situação, o ideal é que os agricultores se organizem via cooperativas e associações para fomentar o cultivo em comunidade visando um planejamento a priori para maior eficiência e rentabilidade da exploração do gergelim, principalmente pelo fato do consumo nacional apresentar-se superior a oferta do produto", acrescenta. Em Guarabira, Paraíba, uma firma já se instalou e vem contactando produtores para comercialização do gergelim. Em Campina Grande, Paraíba, a COOPERNUT já utiliza o gergelim para obtenção de vários produtos alimentícios e concentrados protéicos.

Jornalista: Dalmo Oliveira - DRT 0598Contatos: (83) 9154.1535/315.4378  – e-mail: dalmo@cnpa.embrapa.br

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/