30/08/07 |

Expointer tem palestra sobre uvas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Na sexta-feira (31), às 14h30min, a Embrapa Uva Vinho, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária,  vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realiza palestra sobre Cultivares desenvolvidas para processamento, na Casa da Tecnologia

A Embrapa Uva e Vinho  está presente na Expointer 2007, até o próximo dia dois de setembro. A Unidade que possui sua sede em Bento Gonçalves-RS e conta com duas Estações Experimentais, uma em Vacaria-RS, com foco na Fruticultura Temperada, outra em Jales-SP, direcionada, por sua vez, à Viticultura Tropical, apresenta no Parque da Expointer, em Esteio-RS, algumas das tecnologias que desenvolve em prol do desenvolvimento do agronegócio.

Os destaques nesta edição são a BRS Margot, nova cultivar de uva para vinho de mesa, o pioneiro Sistema de Produção Integrada de Maçã, que hoje é molde para quase 40 produtos agropecuários, e o Programa de Erradicação da Cydia Pomonela, considerada a pior praga em fruticultura temperada.

A "BRS Margot", lançada em fevereiro deste ano, surge como uma alternativa para a competitividade do vinho brasileiro. Suas características combinam a qualidade dos vinhos finos com a rusticidade e baixo custo de produção, ou seja, apesar de apresentar as facilidades de produção das uvas comuns, possibilita a elaboração de um vinho com características das uvas finas.

Outras vantagens são a resistência a doenças, característica comum das cultivares híbridas, além da alta produtividade, diferentes ciclos produtivos e adaptação climática às diferentes regiões. Ela é fruto do Projeto de Melhoramento Genético da Videira, criado em 1977 que ao longo de três décadas vem desenvolvendo e criando novas variedades de qualidade e com boas características agronômicas.

A Produção Integrada é um sistema de produção, de adesão voluntária pelo produtor, que otimiza técnicas de plantio, resultando em frutas de maior qualidade e segurança para o consumidor. O seu desenvolvimento iniciou no Brasil por iniciativa da Embrapa Uva e Vinho com a cadeia produtiva da maçã, em 1996.

Hoje, a produção de maçãs pelo sistema integrado coloca no mercado aproximadamente 240 mil toneladas/ano. As frutas são ambientalmente sustentáveis, desenvolvidas com modernas tecnologias de cultivo da Embrapa e avalizadas pelo Inmetro. Entre os benefícios estão os limites e controles para as práticas de produção, que vão desde a escolha da área de cultivo, passando pela adubação, poda e colheita, até o transporte e acompanhamento pós-venda, cuidando do ambiente, da saúde e direitos do trabalhador, além de viabilizar a atividade produtiva com uso racional de agroquímicos

A Cydia Pomonella é a principal praga da macieira no mundo. No Brasil encontra-se restrita a áreas urbanas de Vacaria (RS), Lages (SC), Caxias do Sul (RS) e Bom Jesus (RS). A Embrapa Uva e Vinho é que coordena Programa Nacional de Prevenção e Controle da Cydia pomonella, único programa preventivo brasileiro nesta linha que tem obtido excelentes resultados. O objetivo é erradicar a praga antes que ela chegue aos pomares comerciais o que poderia arruinar a fruticultura brasileira ao atingir maçãs, pêras, ameixas, nectarinas, pêssegos e marmelos.

 Os  assuntos poderão ser conferidos, das 8 às 20 horas, ininterruptamente, no estande da Unidade, onde uma equipe estará a disposição devidamente  para esclarecimentos.

Viviane Zanella Bello Fialho e Marciele Scarton (estagária)Embrapa Uva e VinhoContatos: 54-3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/